domingo, 15 de dezembro de 2013

TSU´s e afins: Opinião

Foi notícia esta semana (divulgado através de um estudo universitário), embora merecendo pouco relevo noticiário, como tudo o que é importante em Portugal (o que interessou esta semana foi o mandela, os beijos nos bêços das suas esposas, e afins), que as alterações ao Código do Trabalho em 2013 terão transferido da esfera dos trabalhadores para os bolsos dos empresários e das empresas cerca de 2 mil milhões de euros.

Diz ainda esse estudo, que tal verba é sensivelmente igual à que teria rendido a gorada proposta de alteração da TSU (que previa passarem a pagar os trabalhadores parte do que pagavam as empresas), que tanta celeuma provocou no panorama mediático nacional quando foi proposta no verão de 2012. Este estudo só vem demonstrar que há muita maneira de matar pulgas, desde que isso não seja evidente para a “liga” defensora dos insectos.

Numa altura que tanto se fala de desinvestimentos, de descapitalização das empresas e dos empresários, da falta de financiamento dos bancos, a injecção na economia real de 2 mil milhões de euros (financiados pelos trabalhadores), deveria ser uma grande “alavancagem” (como dizem os economeses), na dita. Mas parece que tal quase passou desapercebido.

O que eu temo, é que o nosso nobre empresariado, tal como reza o costume, é que em vez de capitalizarem as tais empresas, ou liquidarem algumas das dívidas que abundam por aí; utilizem estas verbas para comprarem mais uns carrinhos de recreio topo de gama (por isso aumentarem as suas vendas), ou os vejamos, nas revistas cor-de-rosa, a gastar estas “notas” em grandes farras, de fazer crescer água na boca aos papalvos, no próximo “fim de ano” bem longe do solo pátrio, e, daqui a um mês, estarem a reclamar investimentos por parte do Estado (isto é dos contribuintes, os mesmos que já financiaram estes 2 milhões), para alavancar a economia e aumentar o poder de compra.


TA: Ainda não me converti ao comunismo, mas gosto de equilíbrios e, sobretudo, de justiça!        

2 comentários:

Helena Barreta disse...

É, os nossos órgãos de comunicação social gostam muito de dar relevo ao que "brilha", deixando para trás, tantas vezes, o que é verdadeiramente importante.

Um abraço

Luís Bugalhão disse...

pois é por causa da justiça que ainda estás a tempo... tens é que deixar de ser vaidoso. mas a foto está MUITO bonita e, como ícone (a gravata, a camisa, o sorriso de Bugalhão, está lá tudo, condiz realisticamente (a sério, não é ironia) com a 'peça'. mete no fb (a foto, que o post já lá tá). é um orgulho ter um ahhhh... TIO assim. abraço de camarada