quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Deuses com pés de barro...


Ouvi hoje pela manhã a Presidenta da Câmara de Portalegre anunciar que o Orçamento para 2014 rondará os 20 milhões de euros (menos 3 milhões que em 2013, para adaptação aos novos tempos). Em minha opinião ainda estará a ser muito optimista, e até um pouco exagerada, já que as últimas Contas conhecidas não se aproximam, nem de perto nem de longe, desses valores: apenas 17 milhões em 2012. As contas de 2013 ainda não são conhecidas.

Mas o que mais me impressionou nas declarações foi o valor da dívida da Câmara Municipal de Portalegre: 41 milhões de euros! E disse ainda a senhora Presidenta, que esse valor era de 52 milhões quando ela iniciou as funções.

Ora esta “herança”, está bem de ver, foi deixada pelo anterior Presidente Mata Cáceres, que abandonou o “barco” a meio da viagem, sem que ainda hoje se saiba muito bem porquê. Como foi possível contrair dívidas 3 vezes superiores às receitas anuais da instituição? Que responsabilidades tiveram esta gente? E ninguém vai preso? Claro que cá ficam os munícipes para pagarem estas loucuras, uma delas é o IMI a Taxa máxima.

Estes foram os “deuses” que nos governaram durante uma série de anos. Ainda me lembro, quando uma vez estava numa reunião partidária autárquica em Marvão, e chegou o rumor que vinha por ali o “deus mata”! Todos se levantaram, abandonando a reunião, para irem à bênção do dito. Claro que eu nem me mexi do meu lugar, mas outro remédio não tive que meter os papéis na pasta e ir à minha vida, pois a reunião terminou ali. Já que, a seguir à bênção, passou-se à veneração, numa qualquer tasca da terra.

Ainda bem que Vítor Frutuoso não se deixou contagiar. Mas esteve quase, bastaria o tal Projecto de construção das 37 Casas para habitação social (3 milhões de euros), e a epidemia alastrava-se. Que é como quem diz: estava a barraca armada!

Dou um doce, se alguém adivinhar, quem era o veículo de contágio....    

Sem comentários: