sábado, 21 de dezembro de 2013

Versões (2)


"Eu que me comovo por tudo e por nada, deixei-te parada, na berma da estrada. Usei o teu corpo paguei o teu preço, esqueci o teu nome limpei-me com o lenço. Olhei-te a cintura de pé no alcatrão, levantei-te as saias deitei-te no banco, num bosque de faias de mala na mão. Nem sequer falaste, nem sequer beijaste! Nem sequer gemeste, mordeste, abraçaste: - Quinhentos escudos, foi o que disseste! Tinhas quinze anos, dezasseis, dezassete, cheiravas a mato, à sopa dos pobres, a infância sem quarto, a suor, a chiclete. Saíste do carro alisando a blusa, espiei da janela rosto de aguarela, coxa em semifusa. Soltei o travão!

Voltei para casa de chaves na mão, sobrancelha em asa, disse: - "fiz serão" ao filho e à mulher, repeti a fruta, acabei a ceia, larguei o talher. Estendi-me na cama de ouvido à escuta e perna cruzada. Que de olhos em chama, só tinha na ideia, teu corpo parado na berma da estrada, e eu que me comovo, por tudo e por nada..."

(António Lobo Antunes)


Versão 1



Versão 2


Sem comentários: