quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Histórias de futebóis, para descontrair....


(Post dedicado ao meu amigo Fernando Bonito)

Como já há tempos aqui venho escrevendo, existe actualmente um projecto no Grupo Desportivo Arenense, que chamamos de Velhas – Guardas, cuja essência é praticar o convívio entre antigos praticantes da modalidade de futebol, e que numa ou outra época tenham feito parte das várias equipas do GDA. Juntaram-se assim diversas gerações, desde o Antunes com mais de 60 anos de idade (que ainda jogou nas antigas equipas da Casa do Povo), até ao jovem Márcio com 31 anos, que fez parte das últimas equipas que disputaram os distritais de Portalegre.


Figura 1 - 4 Momentos um só Projecto


Tem este projecto já cerca de 5 anos, e começou por minha iniciativa quando era Presidente da Direcção do Clube em 2009. Já tinha existido outro “mini projecto” em 1997/1998 (também quando eu era Presidente de outra Direcção), mas que durou pouco mais de 1 ano, em que foram disputados apenas meia dúzia de jogos. O actual projecto envolve cerca de 40 pessoas, já disputou desde o seu início 41 jogos, numa média de 10 jogos por época. 

Embora os resultados sejam o menos importante ganhámos 24 jogos, empatámos 8, e apenas perdemos em 9 jogos; trata-se de um currículo invejável para um grupo representante de uma pequena aldeia de 1 500 habitantes; é ainda de assinalar, que este nível tem vindo em crescendo, já que, nos últimos 20 jogos apenas perdemos 1. Na presente época já disputámos 4 jogos, com outras tantas vitórias.

Mas todos estes dados, servem apenas para alicerçar o essencial desta crónica, que como disse em cima, dedico ao Fernando Bonito, o amigo que convidei para ser o orientador em campo deste projecto, e que há uns tempos andava a reivindicar ao Presidente do Clube Luís Barradas, como única exigência para continuar a sua brilhante carreira, um simples Quadro onde pudesse explicar o esquema das suas brilhantes tácticas aos jogadores; e eis que, no último jogo, o Luís o surpreendeu com um dito Quadro, ainda manual (parecido com o que em baixo apresento na Figura 1), onde o Fernando, a partir de agora, poderá fazer uso do manancial de setas e setinhas, para melhor se fazer compreender, tal como o mestre das tácticas “Jesus”.  


Figura 2 - O "sonho" de qualquer treinador


Surgiu-me a ideia deste Post ao ler aqui este artigo de João André, publicado no Delito de Opinião, sobre as “Posições e os números”, tão em voga nos nossos comentadores da treta que por aí proliferam, muitos deles, sem nunca terem entrado num balneário e percepcionar o seu cheiro. É um pouco da história resumida do futebol, mas aconselho a todos a dar uma vista de olhos.


Figura 3 - Um dos esquemas tácticos mais famosos da história do futebol


Entretanto, no próximo dia 14 de Dezembro, as Velhas Guardas do GDA irão disputar mais um jogo em Santo António das Areias, desta vez com os amigos de Sousel. Veremos os resultados tácticos do célebre Quadro! Os números ficam à escolha dos jogadores, como é habitual...

Saudações desportivas, do "carola"!!!!
  

1 comentário:

Helena Barreta disse...

Continuação de bom trabalho, agora com O Quadro é que ninguém vos vence.

Boas futeboladas e grandes convívios.

Um abraço