segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Frases soltas apanhadas por aí (3)


“... com a eleição  de Portugal para integrar o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), organismo que avalia as candidaturas a Património Mundial da UNESCO, o país fica “impedido”, nos próximos 4 anos (até 2017), de apresentar este tipo de candidaturas (Marvão) a Património Mundial...!”

José Manuel Pires, Vereador do Património e Cultura da CM de Marvão in Assembleia Municipal de 29/11/2013.

Pergunto eu:

- Fará sentido o município de Marvão insistir numa candidatura que irá custar mais de meio milhão de euros neste mandato (quando se fizerem bem as contas), mais o que já se gastou na candidatura anterior, num projecto que terá poucas possibilidades de um dia vir a ser apresentado e ter sucesso?

- Diziam no passado, os actuais autarcas, que no mandato de Manuel Bugalho, este projecto só servia para iludir os marvanenses! E agora irá servir para quê, e a quem?

Entretanto, eu que até nem sou crente, se alguma vez tal acontecer, comprometo-me a organizar uma peregrinação a Fátima, a pé!

2 comentários:

Mac disse...

Estatutos do ICOMOS:
A Assembleia Geral é o orgão soberano do ICOMOS. É gerida por um Presidente, três Vice-Presidentes e um Relator, cujos mandatos são o tempo de duração das sessões.

A Assembleia Geral elege o Presidente do ICOMOS, cinco Vice-Presidentes, o Secretariado Geral, o Tesoureiro e doze membros do Comité Executivo, de entre os membros individuais, escolhidos de modo a que diferentes áreas de especialização estejam representadas. A Assembleia determina a localização da sede do ICOMOS, adopta alterações aos estatutos, estabele os programas do ICOMOS, aprova os relatórios do Secretário-Geral e do Tesoureiro, bem como as orientações financeiras para o período seguinte, e fiscaliza a execução das acções do ICOMOS. Ratifica mudanças das cotas dos membros, confere o grau de Membro Honorário sob proposta de um Comité Nacional do ICOMOS.

A Assembleia Geral é aberta a todos os membros do ICOMOS. É realizada ordinariamente de três em três anos, em data e lugar escolhidos pelo Comité Executivo, ou em sessão extraordinária, sob pedido da maioria dos membros do Comité Executivo, ou um terço dos membros do ICOMOS.

A última Assembleia Geral foi realizada em Paris, na sede da UNESCO, em finais de 2011. A próxima está marcada para Florença, em Novembro de 2014.

Mac disse...

primeira treta:

Portugal já integra o ICOMOS. Um dos vice-presidentes é da nossa nacionalidade. Isso não impediu a candidatura de Elvas.

O presidente e vice-presidentes são de diversas nacionalidades. se forem todos da mesma é mera coincidência.
Pode escolher-se uma sede num qualquer país durante 3 anos (quem escolhe é a assembleia geral), ou seja, pode ser um presidente de uma nacionalidade e a sede ser de outro país.
Então a minha pergunta, caso falasse com a pessoa em questão. Qual o país que não pode apresentar candidaturas: a sede, de onde é o presidente, de onde são os vice e etc?

Acho que ele não sabe o que diz, apenas apresentam esta desculpa porque não têm capacidade.
E dizem isto porque daqui a 4 anos, sempre podem dizer que estiveram impedidos e assim, apresentam a candidatura outra vez (será pela 4ª vez, pelas minhas contas).