segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Situação da covid 19 em Portugal - Finalmente a “besta” parece dar sinais de baixar a cabeça


Após 6 semanas a levantar a cabeça, desde 22 de Dezembro 2020, a “besta” covid, baixou cerca de 2 000 casos de testes positivos em relação à semana anterior de 18 a 24 de Janeiro.

Apesar das medidas mais diversas tomadas desde Março nas 3 vagas registadas: Confinamentos parciais e totais, não uso e uso de máscara, fecho de fronteiras, fecho de escolas ou não, férias ou folgas natalícias, etc., etc.; o facto é que a frequência de casos positivos ao fim de 6 semanas, mais dia menos dias, começam a baixar. Foi assim entre 1 de Março e 11 de Abril; mais tarde entre 5 de Outubro e 20 de Novembro; e agora entre 22 de Dezembro e 31 de Janeiro. Coincidência ou não, acho que são factos e deveríamos aprende com isso.

Claro que não faltarão aqueles, possivelmente a maioria, mas, sobretudo os políticos governantes a reclamar que tal sucedeu devido às suas decisões das “brilhantes” medidas tomadas, como foi o caso nesta última vaga, com o confinamento quase total decretado a 15 de Janeiro e fecho das escolas em 22 de Janeiro.

Contudo uma pergunta terá sempre de ser feita. Se já existiam as experiências de Março/Abril e de Outubro/Novembro - Se tanto parecem acreditar nas medidas tomadas, porque não o fizeram a 3 de Janeiro, quando já era evidente que a curva estava em ascensão vertiginosa? Eu próprio, que não sou nenhum perito, já o dizia em 31 de Dezembro em publicação no Facebook :   

- “Às tantas a "3ª vaga" já começou e ninguém nos diz nada!!!!”, e, de facto, tinha começado à cerca de uma semana.

Agora imaginem, se as tais medidas são tão eficazes, como defendem, porque não as tomarem no início de Janeiro, e foi preciso chegarem ao dia 15 de Janeiro para as iniciarem, quando a média de mortes já ultrapassava as 200/dia.

Quantas mortes se teriam evitado?

Esta resposta devem-nos. Mas como a “carneirada” não pergunta nada, com medo de serem considerados “anti patriotas” ou “traidores”!

Siga a marinha como dizia o outro, que no final o benfica há-de ser campeão e o Costa e o PS ganharão as próximas eleições.





 

Sem comentários: