domingo, 21 de fevereiro de 2021

21 de fevereiro de 2021 - Situação da covid 19 em Portugal

Portugal, registou pela 4ª semana consecutiva, uma descida acentuada do nº de testes positivos da covid 19. Tendo sido registados, na semana que agora terminou 11 769 testes positivos. Estes valores estão ao nível dos registados na 3ª semana de Outubro.

A média de testes positivos da última semana foi de 1 680/dia. E nas últimas duas semanas foi de 2 150/dia. Na avaliação de risco de transmissão dos últimos 14 dias, registaram-se 315 testes positivos/100 000 habitantes, que nos coloca numa classificação de Risco Moderado, apenas a 2ª mais grave da escala.

Os internamentos hospitalares são menos de metade do que no inicio deste mês: 3 316 hoje;  6 854 no dia 1 de Fevereiro. E em Cuidados Intensivos menos 25%: 638 hoje; 865 no dia 1 de Fevereiro. Mas a comunicação social continua numa perfeita esquizofrenia a inventar casos e a alimentar o "monstro".

Costa até já percebeu que em 2020, com a "carneirada" fechada em casa, conseguiu sacar mais 2 000 milhões em impostos aos portugueses. E as cativações conseguiram poupar mais uns cobres nas despesas.

Numa completa falta de bom senso e responsabilidade governativa, não é conhecido qualquer plano para retomar a vida normal. Nem em definitivo, nem tão pouco medidas progressivas. Provavelmente, aguardam um início de uma possível 4ª Vaga, para iniciarem essas medidas.

Não considerem esta ideia assim tão descabida, pois o mesmo já sucedeu quando se tiveram que tomar medidas de contenção ao aumento de casos, quando esperaram que os mesmos começassem a descer para tomarem medidas. Basta olhar para o Gráfico em baixo.

A pergunta é sempre a mesma que venho fazendo à praticamente 2 meses:

Se acreditavam nas medidas que tomaram, porque não o fizeram, pelo menos, entre 28 de Dezembro e 4 de Janeiro? Quantas mortes teriam sido evitadas?

Mas agora urge fazer outras, tanto ou mais pertinentes:

1 – As crianças até aos 12 anos não deveriam já estar na Escola e os pais a trabalhar?

2- Porque não se procedeu já, há pelo menos uma semana, ao desconfinamento de uma Região ou Distrito para avaliar os resultados e, depois, tomar decisões sobre o restante território?

Observem mais uma vez o Gráfico e questionem-se: Se foram precisas 4 semanas para este grande governo tomar medidas para minimizar a subida de casos, quantas semanas irá precisar para tomarem medidas para que a sociedade, ao menos, possa respirar?

Aceitam-se apostas...


 Gráfico de minha autoria, dados da DGS.

Sem comentários: