quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Evolução da situação epidemiológica da covid 19 no distrito de Portalegre

Parece que também no distrito de Portalegre há boas notícias.

De acordo com os dados divulgados diariamente pela Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), entre 6 de Novembro e 11 de Fevereiro, registaram-se no distrito 3 815 testes positivos à covid 19. Os casos registados deste período representam 86% do total de casos no distrito desde o início da pandemia em Março de 2020. Isto é, entre Março e 5 de Novembro registaram-se 14% dos casos e após essa data os restantes 86% representados no Gráfico em baixo.

No perfil da curva não é visível um pico de 2ª Vaga, como se verificou no país em finais de Novembro. Entre 6 Novembro e 25 de Dezembro, o nº de casos manteve-se mais ou menos constante, registando de seguida uma subida acentuada durante 4 semanas. O "pico" desta Vaga parece ter sido atingido na semana de 22 a 28 de Janeiro, sendo os dias com mais casos os dias 24 e 25 de Janeiro que registaram ambos 160 casos de testes positivos.

Convém também ter em conta que, possivelmente o nº de casos verificados foi superior aos que aqui referimos, pois como temos vindo a divulgar em Posts anteriores, existe uma diferença de cerca 1 500 casos entre o divulgado pela ULSNA e os dados divulgados pelos municípios do distrito. No entanto, em minha opinião, o perfil da curva não seria alterado, aumentaria apenas a frequência de casos.

Parece assim concluir-se, pelo desenvolvimento da Curva que, por agora, o pior pode já ter passado.

No conjunto dos 15 concelhos há 2 (Sousel e Avis), que parecem ter sido os menos atingidos  aos estragos da pandemia. Mas pelo que nos tem sido dado a observar, também as suas taxas de imunidade serão das mais baixas, já que registaram pouco mais de 30 casos/1 000 habitantes. Tendo em conta que o vírus tem mostrado tratar todos por igual, será de usar todos os cuidados de prevenção ao nosso alcance, nomeadamente a vacinação, para, pelo menos, estes 2 concelhos serem poupados.

Nesta data no distrito, a Taxa de Incidência (total de casos/população), situa-se nos 40 casos/1 000 habitantes; e a Taxa de Mortalidade (total de óbitos/população), situa-se nos 1,8 óbitos/1 000 habitantes.


     Fonte: Página oficial da ULSNA
 

Sem comentários: