terça-feira, 1 de outubro de 2013

Isto anda a ter muita “audiência”....



A Retórica atingiu ontem o recorde de visualizações diárias: 220 visitantes num só dia!

E isto é 220 visitantes diferentes, pois o “contador da porta” está programado para registar só uma vez por dia cada visitante. Mesmo que o “mirone” lá vá 50 vezes/dia, só é registado uma vez. Acho que isto é demasiado para o que eu estou preparado, e põe-me responsabilidades acrescidas.

Isto demonstra ainda, que apesar de toda a desmotivação que por aí se fala e que se diz existir, as pessoas continuam curiosas e ávidas de alguma informação e opinião, e neste caso, sobretudo, quando os temas dizem respeito à sua terra, a minha terra: Marvão.

Sempre que abordo temas sobre Marvão, a campainha não pára de tocar. Ontem por exemplo, os mais procurados foram os temas sobre política local, assim divididos:

- 30 % dos visitantes  entraram para ler “Os cometas”
- 25% para lerem “Em Marvão mandam os que lá estão”
- 5% deram-se ao trabalho de ir ler o Post de Outubro de 2012 “Procura-se”   

E porque é que isto acontece? Porque no concelho de Marvão, a informação e o debate continuam ausentes: Jornal local não existe. Os sítios informáticos do município são uma vergonha, ou não funcionam ou estão desactualizados. Bibliotecas e salas de leitura nem vê-las. Debates? Ai retro Satanás. A Assembleia Municipal parece um funeral (desde eu de lá saí há 2 anos, os membros do partido maioritário ninguém abriu a boca para uma intervenção ou debate sobre qualquer tema, nem para se defenderem). As reuniões de Câmara são verdadeiras homilias do Presidente.

Restam os 15 dias das campanhas eleitorais, em que se desunham a dizer mal uns dos outros, sem apresentação de alternativas credíveis, como foi o caso da que agora terminou. Por isso os resultados são o que são.

Claro que a obscuridade e a ignorância interessam sempre a alguma gente. Falar claro, frontal e promover o debate de ideias e alternativas, tem preço. É melhor não falar, ou falar em surdina e pelas costas, ou debaixo de anonimato. Isto é típico de regimes totalitários e de cobardes.

Em democracia: - o poder do povo, não se pode, nem deve, esconder a informação. Esta é a base para o conhecimento, para o debate e escolha de alternativas. Ninguém pode decidir com base na ignorância, no que não conhece, e, devemos ter em conta a máxima “de que nem tudo o que parece é...”.

Por agora, deixo uma mensagem de agradecimento a toda esta gente que me visita neste meu cantinho. Por aqui irei continuar (enquanto não me cortarem o pio). A política faz-se todos os dias (não apenas quando cheira a cargos e a tachos), e não me coibirei de dar a minha opinião sobre o que se passa à minha volta, e sobretudo, sobre uma das minhas grandes paixões: - Marvão e os marvanenses.

Mas a política não me cega (também tenho outra paixões), antes pelo contrário, às vezes abre os olhinhos à gente, como diz o outro. Por isso aqui irei a postar tudo o que olho e vejo e, por vezes, tenho que reparar, que a vida é curta, e eu, já não vou para novo!

Entretanto, obrigado pela vossa visita.  

3 comentários:

Luís Bugalhão disse...

bom, bom, bom, muito bom. chega-lhes que tens quem te ouça (leia). pela parte que me toca és a melhor, mais isenta e mais interessante fonte sobre a minha terra. passando o elogio fácil (escrito por quem é teu familiar e amigo), podes orgulhar-te do que tens feito (escrito) no 'retórica'. deixo tb uma provocação (e não te defendas com o costumeiro 'eu tenho ideias; eu sou independente'): há uns tempos, não muito distantes, fizeste parte duma equipa que provocou este estado de coisas em Marvão; nessa altura avisei-te que isso iria acontecer, e tu dizias que o que interessa são os resultados, não as ideias. agora estão aí os resultados (sem ideias para lá do que sejam os 'tachos' assegurados) e esses já não são os que te (nos) interessam (são antes os que eu disse que continuariam a acontecer).
de qq modo, parabéns pelos 250 mirones num dia, e parabéns por continuares arguto e acutilante. sem retóricas desviantes...
LB

Nuno Mota disse...

Leio sempre os teus artigos e visito o teu blogue com regularidade !!! De alguns artigos gosto, de outros nem tanto.... mas é assim a democracia , né, amigão ??? continua a escrever que eu continuo a ler ... abraço ...

Helena Barreta disse...

Parabéns. Enquanto continuar a escrever com esta "linha editorial" continuarei a ler.

Um abraço