sábado, 1 de dezembro de 2012

Leituras de fim-de-semana...

Classificação Bugalhónica - ****

Pedro Correia fez ontem, no Delito de Opinião, uma análise ligeira, mas séria e acutilante, a respeito do XIX Congresso do PCP, suas teorias e práticas, e sobre a qual aqui deixo um resumo:

“Passam as décadas, mas o PCP permanece igual a si próprio: tolerante e solidário com ditaduras, implacavelmente crítico com as democracias. Imaginam por instantes um partido da oposição - assumindo que ele existisse - reclamar hoje, como reclama Jerónimo de Sousa, que a palavra seja "devolvida ao povo", senhor do seu "próprio destino", através de eleições democráticas e livres, em Havana, Pequim ou Pionguiangue?
Pois, ninguém imagina. Nem sequer os dirigentes do PCP, que têm um discurso para consumo interno e outro, muito diferente, em matéria de política internacional. Reivindicando mais democracia aqui enquanto aplaudem ditaduras noutros quadrantes.”

É caso para dizer: “... faz aquilo que eu prego, mas atenção, conta que eu nunca o farei”.

E querem eleições (devolver a palavra ao povo, dizem), porque um tal de passos, terá prometido umas coisas   em tempos, e estará a fazer outras!... Mas ainda se permite aos “jerónimos” terem estes desabafos, e, congressos! 

Como seria se as posições se invertessem? Para os coelhos e..., para os outros!


Sem comentários: