quinta-feira, 11 de março de 2021

Porque será que a covid 19 mata 3 vezes mais em Portugal do que em Israel?

Como vimos no Post anterior, Portugal e Israel, têm Taxas de Incidência por covid 19 muito semelhantes: Portugal: 79 casos/1 000 habitantes; Israel: 84 casos/1 000 habitantes

E ao contrário do que a comunicação social nos anda a dizer, os casos de covid 19 em Israel, apesar da alta taxa de vacinação da população, quando comparados com outros países, os ditos, estão a decrescer menos do que Portugal e em muitos outros países. Ainda hoje, Israel registou 1 331 casos, enquanto Portugal apenas 637. E no número total de casos, apesar de terem menos 1 milhão habitantes, Israel ultrapassou hoje, pela 1ª vez, Portugal.


No entanto, já no que toca às consequências da doença, nomeadamente a mortalidade, os números são assustadores. Por cada israelita que morre associado à covid, morrem em Portugal 3 portugueses. Desde o início da pandemia que, os dados nos mostram isto:

- Portugal: 21 óbitos/1 000 infectados;

- Israel: 7 óbitos/1 000 infectados;

A pergunta obvia é, porque será?

Mais intrigante é quando vemos a nossa comunicação social tão preocupada com as mortes no Brasil (de Bolsonaro), ou nos Estados Unidos (quando era do Trump, agora parece que já não morre por lá ninguém. Ah, afinal, morrera 83 220 pessoas desde o dia 1 de fevereiro!!), não ter um mínimo de preocupação com o que se passa, objectivamente, em Portugal.

Mas voltando à comparação entre Portugal, ainda poderíamos alegar que tal se deve aos efeitos da vacinação, já que Israel sustenta que já vacinou mais de 80% da sua população, mas se olharmos para o Gráfico que apresento em baixo, podemos verificar que já durante o mês de Dezembro (antes de se ter começado a vacinar), Israel já tinha um 1/3 das mortes registadas em Portugal.

Em minha opinião adianto duas hipóteses:

- Ou eles estão a usar algum tratamento que não dizem a ninguém;

- Ou, os nossos serviços de saúde não estão a responder aos problemas postos pela doença.


         Gráfico de minha autoria
 

Sem comentários: