segunda-feira, 15 de março de 2021

14 de Março de 2021 - Situação da pandemia em Portugal

- Na semana que terminou a 14 de Março, como podemos observar no Gráfico em baixo, registaram-se em Portugal 4 159 novos testes positivos à covid 19; menos 1 373 do que há uma semana. Desde o dia 25 de Janeiro que os valores vêm decrescendo, isto é, em 6 semanas consecutivas. Este valor é inferior, pela 1º vez nestes 6 meses, ao registado na semana de 14 a 20 de Setembro de 2020, quando se inicia o presente Gráfico.

- Nos últimos 14 dias registaram-se em Portugal 95 casos/100 000 habitantes; menos 28 casos do que há uma semana; o que coloca Portugal, de acordo com os critérios da DGS, como um país de Risco Moderado (≤ 239). Com estes valores, eu diria mesmo de Baixo Risco.

- A média da última semana foi de 594 casos/dia; praticamente, menos 196/dia que na semana anterior. Valores idênticos aos registados durante o Verão em Portugal.

- Os internamentos hospitalares são ao dia 14 de Março 976; menos 1 189 do que há uma semana. Reduziram para metade no espaço de uma semana.

- Os internamentos em cuidados intensivos são ao dia 14 de Março 242; menos 112 do que há uma semana. Convém relembrar que, no inicio de Fevereiro, tivemos máximos de 900 doentes em UCI, agora são 8 vezes menos.

O Comentário:

Desde 8 de Fevereiro de 2021, Portugal registou 41 354 testes positivos, numa média de 8 270 casos/semanais, a que correspondem pouco mais de 1 000 casos/dia.

As Taxas de Internamento em enfermaria, quer em cuidados intensivos são baixíssimas, há mais de 3 semanas.

Com estes dados, manter o país confinado, pelo menos desde 8 de Fevereiro, a definhar economicamente,  roça o criminoso; por um governo irresponsável que só valida o seu taticismo político e anda de mão estendida a ajudas exteriores, com a complacência de um presidente hipocondríaco que só olha para a sua popularidade. Acresce uma oposição partidária que não critica porque tem medo das sondagens.

Há mais de 1 mês que o país devia estar a trabalhar em pleno e as crianças e jovens na escola.

Vamos agora começar a desconfinar (a conta gotas, como diz o Costa) quando o aumento dos números de casos nos países a nosso oriente, como já aqui publiquei, nos deveriam deixar apreensivos, e a partir de agora, iniciarmos medidas restritivas.

Em minha opinião tem sido “confinar” quando deveríamos “desconfinar” e, possivelmente, desconfinamos quando deveríamos usar regras mais restritas. Foi assim em Novembro; foi assim em Dezembro e Janeiro; assim foi a partir de 8 de Fevereiro, como podemos observar no Gráfico e, assim será agora. Isto é, nada se aprende com a história.

Preparem-se, prevejo que a 4ª vaga esteja a chegar.

Evite locais fechados com muita gente, mantenha sempre uma distância de 2 metros para outras pessoas com quem não resida. Isto é da nossa responsabilidade. Só assim, individualmente, poderemos contribuir para a não propagação da doença.

Possivelmente, para a semana, não poderei estar aqui a dar boas notícias como hoje...  


    Gráfico de minha autoria, Fonte: DGS
 

Sem comentários: