segunda-feira, 29 de março de 2021

28 de Março de 2021 - Situação da pandemia em Portugal

- Na semana que terminou a 28 de Março, como podemos observar no Quadro e Gráfico em baixo, registaram-se em Portugal 2 877 novos testes positivos à covid 19; menos 396 do que há uma semana. Desde o dia 25 de Janeiro que os valores vêm decrescendo, isto é, em 8 semanas consecutivas.

- Nos últimos 14 dias registaram-se em Portugal 60 casos/100 000 habitantes; menos 13 casos do que há uma semana;

- A média da última semana foi de 411 casos/dia; praticamente, menos 57 casos/dia que na semana anterior.

- Os internamentos hospitalares são ao dia 28 de Março 633; menos 132 internamentos do que há uma semana.

- Os internamentos em cuidados intensivos são ao dia 28 de Março 142; menos 28 do que há uma semana. Convém relembrar que, no inicio de Fevereiro, tivemos máximos de 900 doentes em UCI;

- Durante a última semana registou-se um total de 69 óbitos associados à covid, menos 15 que na semana anterior.

- Esta semana acrescento um novo indicador: A Taxa de Positividade, que mede a percentagem de testes positivos encontrados, em cada 100 testes realizados. Na semana que agora termina, essa Taxa, foi de 0,9%; que quer dizer que em cada 100 testes realizados, não chegou a 1 os testes positivos encontrados. Na semana anterior essa Taxa tinha sido de 1,4%. 

No Quadro que se se segue apresento a evolução destes Indicadores desde o início do mês de Março 2021.


    Fonte: https://www.worldometers.info/coronavirus/country/portugal/

Conclusões:

 Do conjunto de indicadores selecionados verificou-se uma diminuição em todos eles. Em minha opinião é de realçar o nº de casos por 100 000 habitantes nos últimos 14 dias, que se cifrou em mínimos dos últimos 6 meses, não indo além dos 60.

É de realçar ainda, a baixa taxa de positividade observada, que já não chega a 1 caso por cada 100 testes realizados; isto é, para encontrar um teste positivo (e muitos deles são falsos) os contribuintes têm de pagar 10 000 euros, já que cada teste PCR custa cerca de 100 euros. Por dia, Portugal, anda a realizar cerca de 30 mil testes, o que quer dizer que andamos a abrasar cerca de 3 milhões de euros em testes por dia. E a estratégia é avançar para o aumento de testagem, a denominada “testagem massiva”, constantemente anunciada. Eu sou a favor de uma estratégia de testagem orientada.

Outra das conclusões a tirar é que, apesar de já terem passado 2 semanas do início do desconfinamento, isso não teve qualquer impacto, até à data, no achatamento da curva epidemiológica, já que esta continuou a descer, como se pode ver no Gráfico em baixo. O que quer dizer, que há mais de 1 mês que essas medidas deveriam ter sido tomadas, e até mesmo alargadas, com abertura total das escolas e do pequeno comércio para proporcionar o desenvolvimento económico do país. Até já a conservadora e duvidosa OMS tem dúvidas, como tem sido noticiado, sobre o impacto das medidas de confinamento no desenvolvimento da pandemia. 

Gráfico de minha autoria. Dados da DGS
 

Sem comentários: