quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Perguntas ao sindicalista/ professor Mário Nogueira (2)


1 - Portugal, a exemplo de outras profissões, paga mal aos professores?


Fonte: Education at a glance, 2013″ da OCDE (Dados 2011)


Resposta: Parece que não. Em Portugal, os professores são das poucas profissões que têm salários como nos países ricos. Como se pode ver no Gráfico superior, os professores portugueses ganham o mesmo que a média da OCDE (grupo de países ricos) superior, por exemplo, à Noruega, França ou Itália (que dirão a maioria das outras profissões?). A média do salário anual dos professores portugueses ronda os 40 000 USD/ano (aproximadamente 30.000 euros).Isto é, cerca de 2 150 euros/mês (brutos).


2 - Os professores em Portugal são mal pagos quando comparados com outras profissões de idêntica formação?


Fonte:  “Education at a glance, 2013″ da OCDE (Dados de 2011)


Resposta: Falso. Os professores em Portugal são dos Licenciados mais bem pagos, como se pode ver neste segundo Gráfico.  Portugal é um dos 4 países da OCDE em que os professores ganham mais do que alguém com as mesmas qualificações. Como já tinha escrito aqui, em média os professores ganham mais 400 euros que outros profissionais com qualificações idênticas, comparando por exemplo com os enfermeiros, estes não vão além, de uma média salarial mensal de 1 600 euros/mês.

Parece significativo, ou não?

1 comentário:

Luís Bugalhão disse...

e vê lá este link também, só para perguntares aos deputados da bancada do partido em que votaste porque não querem aprovar nenhuma Lei anti-corrupção... é que não eram só € 400,00 (em média) de diferença para os trabalhadores de outras profissões! eram milhões de euros de diferença para 90% dos portugueses (licenciados ou não). infelizmente, pelo retórica não passam notícias destas, nem se apontam, nominalmente, os responsáveis, principalmente pq eles são do lado dos amiguinhos... coisas que a liberdade de expressão permite. neste caso (e em inúmeros outros) a insenção é uma palavra fora de moda... e viv'À COREIA DO NORTE! e mais à sua 'verdade só dali' da companheira 'retórica'! VIVÓ!