segunda-feira, 7 de julho de 2014

O mundo dos outros...

E depois de darmos as mãos até podemos formar uma roda!
por Rui Rocha, in Delito deOpinião

“Os engraçadinhos de turno atiraram-se a Costa por este ter defendido o fim da divisão entre as ilhas e o continente. Ora, sendo este um projecto difícil, não é, convenhamos, impossível de concretizar. Eu próprio vi há um par de dias um mestre do kung fu caminhar 10 metros sobre as águas. Que a distância entre a Ponta de Sagres e a Ilha do Corvo é superior a 10 metros? Muito certo. Mas Costa é socialista. E o mestre do kung fu não. Entendidos? Adiante.

O problema fundamental é que a piadinha fácil sobre este desígnio de Costa afastou as atenções de outro facto muito relevante da mesma intervenção. Costa apresentou a sua primeira medida concreta para regenerar Portugal. A proposta de Costa tem a simplicidade de tudo o que é genial. Não se trata de renegociar a dívida, reestruturar o aparelho de estado ou construir aeroportos. É, afinal de contas, algo muito evidente. Embora nenhum de nós tenha tido a capacidade de perceber, antes de Costa, que tínhamos a solução ao nosso alcance. O que nós temos de fazer, míopes e desatentos compatriotas, continentais ou adjacentes, é darmos as mãos.

Não faltarão, naturalmente, cínicos com vontade de desatar a força com que entrelaçaremos os nossos dedos. Mas, depois de vermos a luz na sua flagrante e singela intensidade, nada já nos poderá deter. Darmos as mãos, claro, é uma proposta ainda relativamente vaga. Mas só por si, marca uma reviravolta política. Passos Coelho queria que emigrássemos. Costa quer-nos aqui, cada um de nós à distância de um braço do português mais próximo. Precisamos, claro, que Costa nos diga mais.

Durante quanto tempo teremos de estar de mãos dadas? Um lustro, uma década, um século? Não cairemos na tentação de iniciar a cadeia no Terreiro do Paço, contribuindo involuntariamente para desertificar o interior, uma vez que não há portugueses que cheguem para darmos as mãos até Torre de Moncorvo? Nesse épico cordão de solidariedade, nessa metáfora palpável da nossa união, poderá o Dr. Ricardo Salgado ocupar uma posição com vista para o Restelo, mas de costas voltadas para o Dr. Ricciardi? Será permitido ao Dr. César das Neves retirar a mão da cadeia periodicamente para ajustar o cilício? Poderá o Prof. Freitas do Amaral mudar regularmente de posição? E o Dr. Rui Tavares ficará à esquerda do elemento mais à direita do PS ou à direita de quem desce? O Dr. Relvas pode estudar enquanto estiver de mãos dadas? Se por azar ou punição divina me calhar ficar ao lado do Sérgio Godinho e este começar a cantar posso trocar com o Dr. Marinho Pinto? Se o Dr. Alfredo Barroso tentar abandonar o cordão em bicos de pés podemos obrigá-lo a ficar? Se a Maria Teixeira Alves ficar no meio de dois homossexuais pode escrever um post? Se estivermos todos de mãos dadas, quem é que “tuíta”?

São dúvidas pertinentes. Angústias que só uma liderança esclarecida será capaz de dissipar. Mas, de momento, fica uma certeza reforçada pela convicção de vinte e cinco, digo, vinte e quatro fundadores do PS: Seguro é um palerma e Costa um líder extraordinário.

Capice?”

Sem comentários: