sexta-feira, 23 de maio de 2014

A falácia do aumento da dívida pública continua...

É mais que sabido que os “canhotos” (socialistas, comunistas e bloquistas) ocupam a maioria dos órgãos de comunicação social em Portugal: da rádio à televisão, e na maioria dos jornais. Inclusive aqueles que deveriam, pelo menos ser neutros, por serem públicos, como é o caso da RTP e da Antena 1. Daí, diariamente, como um saco de gatos esfomeados servem as suas ideologias e os seus gurus. Sem escrúpulos, sem seriedade, e como linha avançada para assalto ao aparelho do Estado, de onde foram corridos ainda não há 3 anos, e que, por enquanto, está ocupado pelos jotinhas PSD e CDS, que não têm capacidade, ou outra coisa, a que espanhóis chamam “cojónes”, para combaterem esta intoxicação pública diária.  Hoje, e mais uma vez, vêm bombardear a maralha com a falácia do aumento da dívida pública, e isto depois, de tantos cortes nos salários, nas pensões, e, do brutal aumento de impostos!

Dizem hoje o Jornal deNotícias e o Jornal i, que a dita, atingiu o valor mais elevado de sempre 220,7 mil milhões de euros, quando há 3 meses era apenas de 213,6 mil milhões de euros. Isto é, verificou-se um aumento de 7,1 mil milhões de euros. Felizmente que a mesma notícia diz, de uma forma pouco expressa (que parece que andam a brincar com cachopos), que tal se deve a existir, neste momento, uma “almofada” financeira de 23, 4 mil milhões de euros. Ou seja: Existem actualmente nos cofres do Estado 23,4 milhões de euros, para que, pelo menos durante 1 ano, se possa fazer face a riscos extraordinários, e, nos devia deixar a todos mais satisfeitos e descansados.

Claro que a “canhotagem” e seus satélites dizem logo que, isto é política salazarista. Vou então tentar desmontar essa falácia.

É claro que continua a aumentar a divida pública. Enquanto houver défice nas contas do Estado (Despesa superior a Receita), a dita, há-de ir aumentando. O governo sempre disse, que mesmo que as coisas corram como o previsto, que tal irá acontecer até 2015. Mas numa percentagem menor do que vinha acontecendo até 2011. Para que tal deixe de suceder: ou diminuímos despesas ou aumentamos receitas. Os tais “canhotos” só falam em aumentar receitas, não dizem é como.

É hoje aceite, confirmado até pelo ministro das finanças de Sócrates, Teixeira dos Santos, que em Maio de 2011 quando se pediu ajuda externa (em desobediência a Sócrates), nos cofres do Estado existiam apenas cerca de 800 milhões de euros, quando nessa altura, esse mesmo Estado, gastava 7,5 mil milhões de euros por mês. Isto é, o dinheiro que havia só dava, praticamente para uma semana, para fazer face aos compromissos, que eram e são, na sua maioria: salários dos funcionários públicos, pensões, subsídios para desempregados, serviço nacional de saúde, educação, juros, etc.

Como é possível que a maioria dos “canhotos” continue a negar essa ajuda externa, inclusive, aqueles que a pediram (os socialistas), nomeadamente, o seu guru espiritual José Sócrates? Será que eles queriam deixar toda esta gente sem o seu sustento? Ou como resolveriam eles a coisa? PEC 4? Então porque não a resolveram, como diziam, com os 3 PEC´s precedentes?

Francamente, apesar de ser um dos apanhados, tenho muita pena que os portugueses, os dependentes do Estado (porque os outros estão fartos de tal situação), não tenham passado pela situação de chegar ao fim do mês e não terem salário, pensão ou subsídio (pelo menos durante 1 mês). Eles que agora quando o "bago" falta 1 dia, quase querem fazer um golpe de estado! E tenho pena, porque mais uma vez o “touro” recuou, e não deu a cornada que falta a muita gente. Se tivesse acontecido, talvez, a coisa se resolvesse de vez, neste país de brandos costumes. E se soubesse de uma vez por todas o que é a politica "sonhadora e idealista" socialista, e as consequências práticas da sua governação.

Mas voltemos à tal Dívida que não pára de aumentar! Mas com dados concretos e com uma análise séria. Como se pode ver no Quadro 1, em 2011 após o consulado “canhoto” socrático, a Dívida Pública era de cerca de 175 mil milhões de euros. Entre 2008 e 2011, a dita aumentou 57 mil milhões de euros. Numa média de 19 mil milhões/ano, e os cofres do Estado vazios.


Em Março de 2014, segundo o Banco de Portugal, a dita é de 220,7 mil milhões. Um aumento no consulado Coelho, de 45 mil milhões. Mas tenhamos em conta que, nos cofres do Estado existe, actualmente, a tal “almofada” de 23,4 mil milhões; a que tem que se somar um empréstimo aos Bancos (que foi exigido pela "troika", e assinado por Sócrates),  de cerca de 10 mil milhões, o que somado, se a matemática ainda for uma ciência exacta, dá cerca 33,4 mil milhões de euros.

O que isto quer dizer é que, retirando estas verbas, o endividamento total nos últimos 2 anos e 3 meses foi de cerca de 12 mil milhões de euros (45 – 33,4), numa média entre os 6 e os 7 mil milhões/ano, mais coisa menos coisa, porque as contas ainda não estão completamente apuradas. E isto ainda é muito, mas parece-me a mim, nada comparado com os anos socretinos, quando era de 19 mil milhões /ano.

Perceberam ou é preciso um desenho?

Sem comentários: