quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Patetice portuguesa vista do estrangeiro...


Um país cheio de "doutores e engenheiros"
por BELEN RODRIGO/Publicado em Madrid, no Jornal ABC no Dia 18/09/2014

"Os “títulos” são muito importantes em Portugal, e são usados muitas vezes para se referirem a pessoas que os possuem: “Senhor Doutor” ou “Senhor Engenheiro” é como os portugueses tratam os licenciados em Portugal. Actualmente os “títulos académicos” ainda são muito importantes para os portugueses.

O grau académico de Doutor é o mais elevado dos sistemas de Ensino Superior, e que é normalmente obtido após se concluir um Doutoramento. No entanto em Portugal, o termo, é genericamente usado para o tratar meros “licenciados” em diversas áreas.

Quando digitam a abreviatura “Dr. ou Dra.” referem-se licenciados. Já o “Professor Doutor” é aquele que tem um Doutoramento, e é um professor na Universidade. Se é ainda um investigador (doutorando) não é usada a sigla de “Prof. Doutor”, é apenas o Doutor (diferente médico). Mas “Doutores” são também tratados qualquer Licenciado em Ciências ou Engenharia. E muitos ficam ofendidos se assim não forem tratados!

Para os estrangeiros, é difícil acostumarem-se com este excesso de formalismo, sobretudo os espanhóis, tão acostumados com a familiaridade de nome próprio. Pouco a pouco, especialmente nas gerações mais jovens, estão tentando dar menos importância ao como se referir a estas pessoas, mas isso é algo muito enraizado nos costumes do país.

Até em Cartões de Crédito (e cheques), por exemplo, indica-se o seu titular como Dr. ou ENG. (abreviatura de engenheiro em Português), seguido do nome da pessoa, mas com seu respectivo título sempre a acompanhar. E especialmente, quando você telefona para falar com um trabalhador específico, a Secretaria, fica sempre muito irritada se você disser que quer falar com Sr. Peres! Imediatamente é corrigido, dizendo que ali só trabalha é o Sr. Dr. Peres!

Quer gostemos ou não, títulos académicos têm muita importância em Portugal. Pretendem diferenciar ainda mais as classes mais altas das mais baixas, num país onde a classe média é bastante pequena. Aumenta-se os argumentos de autoridade entre aqueles que têm e/ou não têm nenhum título. Apesar dessa obsessão por doutores e engenheiros, surpreende algumas novidades, como a Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Bragança, que tomou a decisão, há algumas semanas, de terminar com esses “tratamentos” para todos os Deputados Municipais, que são agora tratados de forma igual: pelo seu nome ou apelido.

Pode ser que, lentamente, as coisas vão mudando, embora muitos sociólogos portugueses reconheçam que mostrar o estatuto (título) é uma necessidade, e isso é algo que constantemente é feito em Portugal. Então entramos noutro mundo “o de aparências”: a relação de ser e ter. O mesmo se passa com os automóveis. A importância que os portugueses têm num belo carro, embora implique, na maioria das vezes, ter a dispensa vazia.

A chamada «titulocracia», de alguma forma, parece uma praga difícil de tratar, ao invés de uma doença. Ou é, simplesmente, algo peculiar para Portugal."


Quem não se fiar muito na minha tradução tem aqui o texto original: Un país lleno de doctores e ingenieros


2 comentários:

graça jorge disse...

Amigo João essa é muito boa,de doutores sem o serem. Gostei pois Um beijo

Felizardo Cartoon disse...

A realidade aqui retratada encerra muitas verdades, embora esta questão dos títulos honoríficos, já se tenha colocada, no passado, com muito maior veemência. Os espanhóis também têm as suas presunções sociais a começar pela maneira condescendente com que sempre nos trataram. São muito menos abertos às diferenças étnicas do que nós e sofrem dum nacionalismo umas vezes assertivo e outras vezes reaccionário. Eu gostava de discutir o assunto com a jornalista espanhola, de preferência, num café português limpo em detrimento de um bar espanhol cheio de lixo, como aquele onde eu estive há pouco tempo num centro comercial espanhol.