terça-feira, 14 de outubro de 2014

Os "boys" pelos nomes...


Os chamados boys, são um conjunto de indivíduos, que sem pertencerem à Administração Pública, são uma espécie de parasitas, que como vampiros, mamam nas tetas do chamado “Partido do Estado”, quer a nível central, quer a nível local e regional: são assessores, secretários, porta-voz, e outra colecção de cromos que gravitam em torno dos gabinetes ministeriais. Alternam, às vezes da área do PS, outras vezes do PSD, e, uma ou outra vez do CDS.  

Quem mais enche a boca com os argumentos dos boys são alguns dos partidos de esquerda, sobretudo aqueles, que estão fora da área da governação, nomeadamente, o Partido Comunista e Bloco de Esquerda. Mas será que a “ração” do Estado será menor para esses clientes da “demo cracia” portuguesa? Não me parece, talvez até pelo contrário. Poderão “mamar” em menor quantidade, mas possivelmente serão em muito maior quantidade!

E digo isto, pelo que observo e do conhecimento que tenho da realidade, mas também com base num artigo do Jornal SOL que titulava – PSP (Polícia de Segurança Pública) tem cerca de 2 000 sindicalistas. Complementava ainda noticiando, que cerca de 10% dos Agentes desta força policial, ou são dirigentes ou delegados sindicais, dos 13 sindicatos (!) da Polícia portuguesa, e, que estes “defensores” dos polícias, custam aos contribuintes (não aos seus camaradas correligionários), cerca 1, 3 milhões de euros/ano.




Dizia ainda o Sol, que estes 2 000 sindicalistas têm direito a faltar todos os meses, um determinado nº de horas (4 dias se for um dos 600 dirigentes; e 12 horas cada um dos 1 500 delegados), e que tudo somado deu um total de 23 000 dias de trabalho em 2013. Se tivermos em conta que cada dia de trabalho de um polícia, custa em média 55 euros (1 700 euros/30 dias), logo aqui temos um custo de 1,3 milhões de euros. E esta verba, se fosse poupada, dava para pagar, num só ano, a mais cerca de 60 polícias! 





E quem pagou tudo isto? Não, não foram as contribuições sindicais dos polícias, se assim fosse nada teríamos a ver com isso, mas foram os contribuintes. E para que servem então as contribuições sindicais de cada polícia? Possivelmente para Ajudas de Custo! Que isto de ser sindicalista é um bocado custoso. 

Diga-se, para não me alargar mais, que me parece um exagero, 10% dos polícias serem sindicalistas! É demais, digo eu.

Mas se o forrobodó é assim numa força policial, que ainda há meia dúzia de anos chegou ao sindicalismo, como é que são as coisas nas outras áreas, como por exemplo: no Ensino (onde se diz que há sindicalistas que há 30 anos não dão uma aula), na Administração Central, na Administração Local, nos Enfermeiros, nos Médicos, nos Quadros Técnicos Superiores, nas Finanças e Impostos, nos Magistrados, nos Juízes, na CGTP, na UGT, etc., etc.? Quantos milhares, são afinal, os Sindicalistas em Portugal e quanto custam aos contribuintes portugueses? E porque estão eles sobretudo na área da Administração Pública?

Onde andam os sindicalistas dos sectores privados das confecções e vestuário, do calçado, da indústria automóvel, da energia e material eléctrico, do tradicional sector metalúrgico (que eu fiz farte em tempos), dos pescadores, dos trabalhadores da agro-alimentares e pecuária, do comércio, dos escritórios, etc.? Será que não temos trabalhadores nestes sectores, ou estarão a viver à grande e à francesa que não precisam de sindicalistas que os defendam? Alguém conhece alguma intervenção séria do sindicalismo da construção civil quando nos anos de 2010/2011 se deu a falência do sector?

Tendo em conta que o PCP reclama que a maioria dos sindicatos são da área comunista, quantos são os boys que andam nestas actividades. Às tantas querem lá ver que isto de boys não é apenas mama do PSD, PS ou CDS? Ou têm outros nomes? E para onde vão as contribuições dos trabalhadores sindicalizados?

Sou contra os sindicatos? Não. Sou é contra que vivam à custa dos contribuintes. Tal como sou contra o outro tipo de boys da governação. Sindicalismo livre sim, mas fora das horas de trabalho, voluntário, e financiados pelos próprios trabalhadores de cada sector.

A mamar no Estado e pagos pelos contribuintes, são tão boys como os outros!


Sem comentários: