terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Em que mundo vivemos nós...


Eusébio, por fim, descansa em Paz. A comunicação social ainda nos servirá mais umas doses excessivas, mas depois, e como tudo na vida, o tempo, se encarregará de por as coisas no lugar.

Escrevo este Post, não para alimentar esses excessos, mas para fazer alguma análise e reflexão, da muita imundice de imagens e verbalizações que andam por aí, e de onde não deveriam vir. Ao ler o Post do meu amigo Pedro Sobreiro no seu “vendo omundo de binóculos...” (apesar de eu próprio ter dedicado, talvez pela primeira vez, 3 Post a um tema), não posso deixar de concordar com ele: que “é demais”! 48 horas, na maioria das vezes em simultâneo em 7 ou canais de televisão, é excessivo e abusivo, mesmo que esteja em causa o desaparecimento de uma figura como o EUSÉBIO, e, não agoura nada de bom . Querem fazer de nós loucos, e/ou mais que isso, parvos. E alguém tem que ter mão nisto...

Não posso, no entanto, deixar de referir nesta reflexão, duas aberrações que constatei em toda esta loucura, e 2 factos que me enojaram: 

- Primeiro as declarações de Mário Soares sobre Eusébio. Considerado o pai da nossa democracia, ou do regime, e que já aqui publiquei. Creio ser evidente o tipo de personalidade desta triste figura, e que tipo de regime ele poderia parir;

- Em segundo, e depois de todos podermos constatar, em directo, o que esse senhor disse, vir o jornal do regime “O Expresso”, tentar deitar, como de costume, areia para os olhos e ouvidos daqueles que consideram “com pouca cultura”, e enviesar, com títulos e notícias como esta: Óbito/Eusébio: Mário Soares recorda "um grande futebolista" e "um homem bom".

Creio estar tudo dito sobre estas duas “instituições” da «demo cracia» portuguesa. Aliás, se dúvidas houvesse sobre a ligação entre ambos, elas aqui ficam bem expressas. Talvez um dia, que o tempo, também vos ponha no lugar.

Mais um simples goooooo.....lo de EUSÉBIO!


TA: Já agora marocas sabes qual definição geral do termo “cultura”? Talvez te faça bem leres a comunicação de José Saramago na Academia Nobel.  

2 comentários:

Pedro Sobreiro disse...

Estiveste bem, Já. Buga. Esse Márinho, é um belo de um rapagão. Um nome grande de Portugal. Foi presidente da República e eu cá voto que deve de ir para o panteão nacional também. Já o merece. Mas se calhar, é melhor deixá-lo "cascar" primeiro senão é coisa para dar imenso trabalho, enfiá-lo assim lá vivo, sei lá!

João, disse...

Meu caro Pedro, obrigado pela tua visita. Aparece mais vezes, e vai trazendo de vez em quando um "folar". Não esqueças que és o padrinho desta "menina" Retórica!

Um abraço.