A missão das escolas não deveria ser
sobretudo “o ensinar”, em vez de insistirem no eduquês?
Retirado daqui, transcrevo
de Valter Hugo Mãe o testemunho insuspeito que cita:
“Chocou-me ouvir Alice Vieira dizer que os
bestsellers dos anos 80 que a levavam às escolas para falar com miúdos do 6.º
ano, agora são os mesmos que a levam para falar com miúdos do 12.º ano. Diz ela
que, hoje, os livros que concebeu para miúdos de 13 anos, estão a ser lidos e
trabalhados por miúdos de 17, no âmbito das escolas. 'O que vou fazer? Pelo
menos que os apanhemos aos 17, se não estes livros para 13 anos vão ser mais
tarde ou mais cedo trabalhados na universidade ou em doutoramentos e eu vou ser
chamada para falar com adultos marmanjões que deviam ter entendido isto aos 13
anos'.”
A observação de Alice Vieira demonstra que
temos estado, desde há muito, a recuar, que os nossos jovens aprendem cada vez
mais tarde o que deviam aprender muito mais cedo.”
Será que isto
preocupa Mário Nogueira, Nuno Crato, ou alguns professores?
2 comentários:
mas o mário nogueira é membro (nomeado, atenção, não eleito) do Ministério da Educação, como o Crto?! não estarás a fazer qq confusão? e a malta 'sindicalizada' afeta à UGT e os 'independentes', que estão fartos de fazer favores ao Crato, não são para, segundo a tua lógica, ser tb chamados à pedra? tá bem que, comparando-os com os a FENPROF, não passam de meia dúzia de gatos pingados, mas como têm dito amém a tanta tralha que o eduquês trouxe, pensei que também fossem de referir no teu post. só que isso implica... um pouco, apenas um pouco, de coerência, sr. bloguista.
.. e o conteúdo meu caro Luís?
O Nogueira é essas coisas todas, ele é, há muitos anos, o verdadeiro ministro da educação (já escrevi sobre isso, procura mais atrás. Podemos acrescentar os outros nomes, mas são tantos...
Quanto à "incoerência"? É uma qualidade minha...
Abraço, gosto de te ver por aqui.
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