domingo, 26 de janeiro de 2014

Aos duxs e afins deste país...


Depois do último Post que aqui publiquei, onde nunca me referi, particularmente, a uns tais “de duxs”, mas antes, procurei criticar, no geral, as praxes absurdas que hoje vejo por aí, os riscos que a todos níveis comportam: físicos, mas sobretudo psicológicos...; alguns amigos, e alguns artigos que li, imediatamente, acharam que eu estava a incriminar um tal de “dux joão miguel”, e que me estaria a precipitar: que eu não entendia nada do fenómeno, que lá e tal coitado do moço, que é muito bom rapaz, que até ele podia ter morrido, sofredor ele que também é uma vítima, que eram todos maiores, e, logo responsáveis, etc., etc., o trivial em Portugal: desculpar os réus e culpabilizar as vítimas.

Hoje resolvi de facto dirigir-me a esse tal “de dux joão miguel” (e outros energúmenos que andam por aí a formatar mentes) não através dos valores e princípios de uma sociedade de direito e de bom senso dos seus 900 anos de idade, mas através, ao que parece, da filosofia e doutrina que suportam esse tipo de rituais pré-históricos. É com base nesses princípios, que te questiono a ti “dux joão miguel” (e todos os outros “duxs” de meia tigela que andam por aí), que depois do que aconteceu, (parece que hoje já não existem dúvidas que se tratava de um episódio de praxe) que podes ter jeito para tudo “ dux joão miguel”, mas para DUX, tu jamais te julgues isso, senão vejamos:

- Que raio de “dux” és tu, que sais com o teu grupo para uma missão, morrem todos, e tu salvas a pele?

- Que raio de “dux” és tu, que após o que se passou te encerras em casa, como rato num buraco, e dizes que estás traumatizado com a cena, isso é de um “Dux”?

- Que raio de “dux” és tu, que nem ao menos és capaz de já ter enfrentado os familiares das pessoas que lideravas, e explicar-lhes o que se passou?

- Que raio de “dux” és tu que vens agora dizer que só falas no lugar e nas instâncias certas! Então tu achas que os familiares das pessoas que lideravas não deveriam ser as primeiras a informar? Quais são os teus valores “dux joão miguel”?

Poder-te-ia fazer mais mil perguntas “dux joão miguel”, bem como a todos os outros “duxezinhos” que andam e vão continuar por aí a fazer as suas graçolas (porque têm público e a coisa vende-se, tal como os Romanos vendiam o Circo, ou a Inquisição as fogueiras) mas penso não valer a pena. Contrariamente ao que dizem alguns amigos meus, esta boa sociedade portuguesa judaico-cristã já te absolveu e desculpabilizou, como desculpabilizou a Inquisição, a Pide, e outras que tais: tu afinal, não passas de uma vítima.

Mas para mim, podes até ter jeito para tudo (olha, por exemplo, um lugar de assessor num qualquer gabinete ministerial a ganhar 4 000 euros/mês, não eras o primeiro, a lusófona e a católica estão fartas de meter lá “especialistas” da tua idade, e das sociedades secretas em que navegas) mas DUX? Bem isso, digo-te mais uma vez, tu nunca serás. Só por nomeação, ou por chegares a velho.

Haja juízo...

Mais um bom texto Aqui.   , ou esta aqui que me enviou o Luís Bugalhão.

1 comentário:

Luís Bugalhão disse...

Ora ouve lá esta:
http://www.tsf.pt/Programas/programa.aspx?content_id=904110&audio_id=3653080

abraço