domingo, 3 de fevereiro de 2013

Perguntas que incomodam (4)


Sinto-me cada vez mais afastado da política do meu concelho e também, porque não afirmar, desiludido. As razões são várias, talvez um dia tenha vontade de escrever sobre elas.

Mas o que me custa é a incoerência dos políticos, a aldrabice, e o eleitoralismo. Não vou analisar, nem comentar, mas deixo aqui para todos os que me lêem, o exemplo do que acabo de escrever, sobretudo, para relembrar a memória daqueles a quem a dita seja curta.

Em Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Marvão, realizada em 02 de Dezembro de 2009, transcrita em ACTA Nº 26/2009, como se pode verificar aqui, encontramos a seguinte deliberação:


PROPOSTA DO VEREADOR DO PARTIDO SOCIALISTA – PARA CEDÊNCIA DE TRANSPORTE AOS MUNÍCIPES PARA IDA ÀS CONSULTAS MÉDICAS NO CONCELHO

Foi apresentada a seguinte proposta do Sr. Vereador, Eng.º. Nuno Lopes, eleito pelo Partido Socialista

- Como os Centros de Saúde possuem, a partir de agora, um horário alargado, permitindo deste modo receber consultas urgentes

- Constatando que o nosso Concelho possui uma grande população idosa, com pessoas carenciados e com dificuldade de deslocações

Proponho à Câmara Municipal que:

- Seja reconhecida publicamente a iniciativa do Doutor José Silva pela concretização do alargamento do horário dos Centros de Saúde do nosso Concelho

- Coloque transportes à disposição das pessoas idosas e carenciadas do nosso Concelho, para deslocação aos Centros de Saúde diariamente. Este transporte poderia ser executado através dos transportes escolares, utilizando as “horas mortas”, e também pelos Bombeiros Voluntários de Marvão, através de protocolo estabelecido para este efeito.”

Discussão

O Sr. Presidente manifestou o seu desacordo no que diz respeito aos transportes para os Centros de Saúde, por entender que com essa medida se concedia aos responsáveis da saúde a abertura para fechar todas as Extensões de Saúde do concelho, visto que ao longo do mandato anterior houve uma pressão constante no sentido de prosseguir a proposta atrás referida, ou seja, ceder transporte para fechar as Extensões de Saúde.

Referiu ainda que a saúde é uma obrigação do Governo e informou que vai ter uma reunião com os Serviços de Saúde.


Deliberação:

- A Câmara Municipal deliberou por maioria não aprovar a proposta do Sr. Vereador, com os votos contra do Sr. Presidente e dos Srs. Vereadores, Eng.º Luís Vitorino e Dr. José Manuel.

- Absteve-se a Dr.ª Madalena Tavares, “porque esta proposta apenas se destina ao transporte para o Centro de Saúde e não para as Extensões de Saúde, o que pelo motivo de o nosso concelho ser bastante disperso, acho de extrema importância que as extensões de saúde continuem abertas.”

- O Sr. Vereador, Eng.º Nuno Lopes votou a favor da sua proposta.”



No passado dia 1 de Fevereiro, recebi no meu e-mail a seguinte informação, oriunda do Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Marvão:



 “- INFORMAÇÃO À POPULAÇÃO –




A partir do próximo dia 03 de Fevereiro de 2013 o Município de Marvão irá transportar os utentes do Serviço Nacional de Saúde, sem meio de transporte, desde a sua área de residência até à extensão de saúde do seu médico de família para os locais ou lugares abrangidos pelas extensões do Centro de Saúde desactivadas nas povoações de Galegos, Alvarrões e Escusa, Concelho de Marvão.

Também na sequência da desactivação das referidas extensões do Centro de Saúde de Marvão e no sentido de garantir as melhores condições de atendimento aos referidos utentes, o Município de Marvão realizou, às suas expensas, obras para criar nova extensão de saúde, na localidade de São Salvador de Aramenha devidamente adequada à respectiva funcionalidade.

Ambas as acções visam uma significativa melhoria de qualidade do atendimento e da prestação dos serviços no domínio da saúde e resultam de uma parceria entre o Município e o Centro de Saúde de Marvão com a colaboração da Junta de Freguesia de São Salvador de Aramenha e da Junta de Freguesia de Santa Maria de Marvão.

O Município contínua a aguardar a concretização das medidas que propôs à administração da ULSNA a actual e a anterior, no sentido de garantir um atendimento indiferenciado aos utentes de Marvão das urgências médicas ao fim de semana.”


Que terá levado o Sr. Presidente a mudar radicalmente de opinião, bem como os seus ajudantes? Porque não terá levado esta proposta a Reunião de Câmara? E qual será a sua moral, para vir acusar Membros da Assembleia Municipal de "incoerências", como fez na última Reunião de Câmara? 

Cada um que analise por si. Mas isto da política é uma coisa “muita” complicada, e os actores da dita, ainda o são mais...


Sem comentários: