quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Portugueses já nascem em Portugal!


Há meia dúzia de anos, no distrito de Portalegre, em mais uma diabrura da estratégia socrática e “sus muchachos”, onde nasciam menos de 1 000 crianças por ano, e na sequência do encerramento do serviço de maternidade de Elvas, decidiu-se que a melhor maneira de parir, seria fazê-lo em Badajoz - Espanha.

Não me custa aceitar que isso teria alguma comodidade para as gentes de Elvas e Campo Maior, mas em minha opinião, tal não passava de uma das maiores aberrações, estando essas futuras mães a menos de 45 minutos de um Serviço de Obstetrícia distrital, no Hospital de Portalegre. Tempo, aliás inferior, ao de qualquer mulher gasta se morar em Sousel, Avis, ou mesmo numa freguesia de Marvão, como por exemplo Beirã.

Se outra razão não houvesse, o simples facto de fazer nascer portugueses em Espanha já era degradante, já que não se trata de qualquer acto médico especial, que não pudesse ter resposta entre portas. Pois desde que o mundo é mundo, sempre as mulheres pariram.

Esse acordo com “nuestros hermanos” era também muito oneroso financeiramente para o Estado português. Mas nada que não fosse fácil para essa corja que governou o país, e o empenhou até ao tutano, pois não pensavam pagar, como sempre fizeram. Como é exemplo, o aumento de 105 000 milhões de euros com que brindaram o aumento da dívida pública em 6 anos, mais 10 500 euros a cada português que mandavam parir a Badajoz. E que o seu “filósofo-mor”, ainda tem o desplante de afirmar que “as dívidas públicas não são para pagar, são para gerir...”!

Sim, sim! O problema é quem paga os Juros! E a negação às gerações vindouras, que ele mandava parir a Espanha, poderem desfrutar das mesmas premissas pedinchonas. A não ser que as dívidas não tenham limites!

Por isso, foi com grande satisfação, que hoje ouvi esta notícia da Rádio Portalegre, em que nos primeiros 11 meses de 2012, apenas tinham nascido uma dúzia de crianças em Badajoz, quando em 2011 ali haviam nascido 182 portuguesinhos. Em contrapartida, na maternidade de Portalegre, desde Janeiro deste ano, já nasceram mais 120 Portugueses que em 2011.

E não consta, senhor Rondão, que a mortalidade ou morbilidade infantil tenham tido algum acréscimo...

1 comentário:

Felizardo Cartoon disse...

O meu filho Vasco, nasceu em Elvas em 2000. naquela cidade, havia uma maternidade, muito bem equipada, com excelentes profissionais, a prestar um excelente serviço. Foi com grande surpresa e indignação que assisti ao seu encerramento. Foi mais uma, das muitas,decisões errôneas e de lesa pátria do filósofo Sócrates e seus discípulos.
Abraço! Hermínio