sábado, 12 de dezembro de 2020

Covid 19 no concelho de Marvão (2)

6 a 12 de Dez. de 2020

O concelho de Marvão terá em 2020 cerca de 3 050 habitantes e uma densidade populacional de 20 habitantes/Km2. A população do concelho de Marvão representa 2,8% do distrito de Portalegre.

Os dados que aqui apresentamos são os fornecidos na página oficial da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), que define na sua metodologia informativa, que estes dados são apenas os recolhidos em Laboratório Públicos, logo, muito aquém de representarem a realidade que conhecemos no terreno onde são substancialmente superiores.

Lamentamos que o Município de Marvão que, possivelmente, tem conhecimento de outros dados oficiais através da Proteção Civil, tenha deixado de divulgá-los, já que tal contribuiria para uma melhor informação da população. Informamos aqui, que no distrito, outros municípios divulgam esses dados, e assim estarão a contribuir para que ULSNA encontre outra metodologia mais de acordo com realidade.

Como podemos verificar no Gráfico em baixo, de acordo com os dados da ULSNA, em 12 de Dezembro a situação no concelho de Marvão é a seguinte:

- Registaram-se desde o início da pandemia até à data 70 casos com testes positivos, que representam uma incidência de 23 casos/1 000habitantes;

- Na última semana registaram-se no concelho 15 novos casos de testes positivos, menos 13 que na semana anterior;

- Nos últimos 14 dias registaram-se no concelho 43 casos de testes positivos. Ou seja, de acordo com os critérios da DGS 1 400 casos/100 000 habitantes, o que mantém o concelho como “concelho com risco extremamente elevado”;

- Ainda de acordo com a ULSNA existem actualmente no concelho 51 casos activos, que dá uma prevalência de 17 casos/1 000 habitantes. No entanto, a fazer fé em algumas informações que nos vão chegando, e se tivermos em conta os focos na St.ª Casa, Escusa, Escola Ammaia e outros, esse nº andará, pelo menos, perto de 70 casos actvios, o que elevaria o nº total de casos para cerca de 90 e não 70 como os divulgados pela ULSNA.



    Fonte: ULSNA

Sem comentários: