quinta-feira, 13 de junho de 2013

Reivindicações, greves, avaliações....


“Um grupo vale o que vale o seu chefe...”
(Mucchielli)

"Nota média a Português nas provas do 4º ano foi negativa"


Foram divulgadas por estes dias as notas de avaliação das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática dos alunos do 4º ano, do 1º ciclo do Ensino Básico (espero que seja assim que ainda se denomina este segmento do ensino).

Os resultados globais, tal como se esperavam, não foram famosos. Nota negativa para a Disciplina da língua materna de Português uma média de 48,7%; e uma média baixinha a Matemática de apenas 56,9%.

Num país viciado em avaliações de processos, e encontrar explicações para tudo o que é supérfluo menos para o essencial, é difícil perceber esta avaliação de resultados.

Em minha opinião, os primeiros responsáveis por estes fracos resultados, não tenho dúvidas, são os Professores enquanto “mestres” operacionais, e um dos grupos profissionais mais reivindicativos de direitos em Portugal; e depois os pais, outros dos que andam constantemente a pôr-se em bicos de pés a exigir direitos, não tendo em conta, a maioria das vezes, os seus deveres enquanto primeiros responsáveis educacionais de seus filhos.

Suponho que estes resultados deveriam merecer por parte de todos uma verdadeira reflexão e assunção de responsabilidades próprias, e não os vejo preocupados, preferindo, mais uma vez, sacudir a água do capote e refugiarem-se em desculpas esfarrapadas, como a de dizerem que foi o "excesso de ansiedade dos alunos", por terem sido despojados do seu objecto de estimação, vejam lá, o indispensável Telemóvel.

No meu tempo de bailarino, também se dizia que quem não sabia dançar, desculpava-se que a sala estava torta....

Para quê, afinal, tantos e tão sofisticados sistemas de Avaliação de Desempenho dos professores? O desempenho tem que ser avaliado pelos RESULTADOS, e esses, que me desculpem professores e pais, parecem que não são lá muito positivos.

E ainda nos respondem com greves! Para que mais uma vez, os mais prejudicados serem os alunos? Não me digam que o responsável por estas fracas avaliações é Nuno Crato e o governo?

Eu, enquanto contribuinte, tenho também o direito de exigir que cumpram os vossos deveres, é para isso que vos pagamos, e a alguns não é nada pouco. E terem resultados destes não abona nada em vosso favor...

2 comentários:

Helena Barreta disse...

Concordo com tudo o que disse. Acho vergonhoso que os professores "sacudam a água do capote" não assumindo as responsabilidades que, para mim, têm no estado em que está o ensino no país.

Um abraço

Felizardo Cartoon disse...

Senhora Helena Barreta:

Antes de opinar, informe-se. Falar de sem conhecimento de causa é uma atitude muito pouco dignificante e edificante.