segunda-feira, 19 de abril de 2021

Ponto de Situação da pandemia em Portugal a 18 de Abril de 2021

- Na semana que terminou a 18 de Abril, como podemos observar no Quadro e Gráfico em baixo, registaram-se em Portugal 3 507 novos testes positivos à covid 19; menos 652 do que na semana anterior. Verifica-se assim que, após duas semanas de crescimento, o nº de casos voltou a descer esta semana, pelo que o impacto dos desconfinamentos parece ter tido pouca relevância.

- Nos últimos 14 dias registaram-se em Portugal 75 casos/100 000 habitantes; mais 5 casos do que há uma semana.

- A média da última semana foi de 501 casos/dia; menos 93 casos/dia que na semana anterior.

- No dia 18 de Abril encontravam-se internados 428 pessoas; menos 38 internamentos do que há uma semana.

- Os internamentos em cuidados intensivos no dia 18 de Abril eram 109 os internados; menos 4 do que há uma semana.

- Durante a última semana registou-se um total de 29 óbitos associados à covid, menos 8 que na semana anterior.

- A Taxa de Positividade, que mede a percentagem de testes positivos encontrados foi de 1,0%. Isto é, em cada 100 testes realizados testaram positivos apenas 1 pessoa. Comparando com a semana anterior, este indicador teve uma diminuição de, praticamente, meio ponto percentual. No período que avaliamos (1 semana) realizaram-se em Portugal, pelo menos, 327 011 testes, que de grosso modo correspondem a cerca de 33 milhões de euros de custos aos contribuintes portugueses.

No Quadro que se se segue apresento a evolução destes Indicadores nas últimas 4 semanas, desde 28 de Março 2021.


     Fonte: DGS

No que toca à evolução da Curva de testes positivos, podemos verificar no Gráfico que se segue que, após duas semanas de ascensão, esta semana a curva voltou a decrescer. Pelo que as minhas previsões de início da 4ª vaga, por enquanto, parecem gorar-se, e ainda bem.

Outra conclusão que podemos tirar da analise ao perfil da curva é que o processo de desconfinamento iniciado há cerca de 1 mês, parece não estar ter grande impacto na sua evolução, assim como as festividades da Páscoa. 

Aguardemos a próxima semana.


   Gráfico de minha autoria: Dados da DGS
 

Sem comentários: