domingo, 7 de junho de 2015

Regressar a Valência (de Alcântara)...


CP Valência de Alcântara 0 – GD Arenense 3



Equipa do GDA - De pé da esquerda para a direita: Daniel Conchina; Pedro Jesus, Nuno Macedo, Ricardo Ramos, Carlos da Luz, Carlos Bernardo, Nelson Nunes, André Pires, Quim Silva, João Bugalhão e António Garraio. Em baixo pela mesma ordem: Filipe Guedelha, Henrique, Cascavel, Luís Siva, Guilherme Silva, Joel Vilhalva e Pedro Vaz.

( faltam na foto Luís Costa e Luís Macedo)


Fará por estes dias 30 anos que orientei pela primeira vez, uma equipa de futebol sénior do Grupo Desportivo Arenense, decorria o ano de 1985 e foi em Valência de Alcântara. Parece que foi ontem! Nessa altura eu era um jovem de 28 anos, tinha na equipa jogadores 7 e 8 anos mais velhos que eu. Agora tenho 58 e, ontem, tive o prazer de lá voltar, e liderar uma equipa de jovens que ainda nem eram nascidos quando eu lá estive pela primeira vez. O tempo passa, ou nós passamos pelo tempo, e quase não damos por isso. Podem por isso imaginar o misto de emoções que ontem ali vivi!

A coisa começou assim: no passado dia 30 de Maio recebo um telefonema do meu amigo António Garraio que me dizia que, dali a uma semana, a 6 de Junho, o Ayuntamente de Valência de Alcântara iria inaugurar um piso sintético do seu Campo de Futebol e que, fazia questão de convidar uma equipa do GDA para um amistoso, com a nossa congénere cacerenha.

Só que o GDA não tem futebol de 11 sénior há 10 anos. E por isso logo lhe disse que não seria fácil, e eu, só estaria disponível, para orientar a equipa dentro das 4 linhas. Para a organização, não contassem comigo. Estava cansado de dar para esses peditórios, e não me sentia nada motivado e disponível.

Foi aí que o Garraio começou os seus contactos: Direcção do GDA (Luís Barradas), Jorge Rosado, Nuno Pires, e penso que posteriormente o Luís Costa também acabou envolvido. Foram estes 4 amigos que, em menos de uma semana, conseguiram mobilizar cerca de duas dezenas de atletas do concelho, surpreendendo muita gente, nomeadamente, sobre a sua existência, e que andam espalhados por aí pelas diversas equipas do distrito. E outra dezena ficou ainda de fora que, por motivos pessoais, não puderam estar presentes. É caso pra dizer "... o homem sonha a obra nasce!"

Isto é, cerca de 30 jogadores, 80% com ligações ao concelho de Marvão, foram “descobertos” em 6 ou 7 dias. E ontem, dia 6 de Junho de 2015, vestidinhos a rigor, com as cores azul e branco do GDA, entraram no municipal de Valência de Alcântara, para estrearem o seu novo piso, para representarem o clube, o concelho de Marvão, o distrito de Portalegre, e o próprio país Portugal.        

Sobre as peripécias do jogo não vos vou contar muito. Foi pena ver pouca gente do concelho nas belas bancadas que emolduram o campo. Só vos digo que o comportamento de fair-play, das duas equipas, foi exemplar! Nem uma única quezília em 90 minutos. Até eu, nunca a tal tinha assistido no passado! As duas equipas limitaram-se a jogar a bola de cá para lá e, de lá para cá. Nem dos árbitros tenho notícias a não ser, da amena cavaqueira que com um mantive no final do jogo, durante um belo petisco que nos presentearam, não sobre o “partidaço” que se havia disputado, mas sobre a sua paixão pela língua portuguesa e suas dificuldades.

No final do jogo o GDA acabou por ganhar por 3 – O com golos de Ricardo Ramos, e André Pires (2). E que golaços deste puto maravilha (atenção olheiros, abram a pestana) , a quem toda a plateia, imediatamente, começou a apelidar de “pequeño messi”. Mas se este jovem, e outros têm agora 18 -19 anos, também outros menos jovens deram o seu contributo, alguns já na ternura dos 40. E que bonito foi ver combinar a experiencia e a juventude! O FUTEBOL é um jogo maravilhoso, e não precisa de muita conversa para ser jogado. O resultado só poderia ser um: Muito Bom.

Porque participei eu nesta actividade? Em primeiro lugar, pela paixão e pelo prazer do futebol e pelo desafio que me foi lançado pelos amigos em cima referidos. Em segundo lugar, para tentar sensibilizar os responsáveis políticos e desportivos de que, talvez, o futebol sénior no concelho Marvão merecesse uma oportunidade sustentável e de acordo com a realidade.

Se valeu a pena? "... vale sempre a pena se alma não for pequena". A primeira pedra está lançada. Quem vai atirar a próxima?

- Arrumação tácita da equipa do GDA:

- As duas Equipas para a posteridade

- Equipas perfiladas para início do jogo

- Fases animadas do jogo


- Aspecto bem composto da bancada com as autoridades política

- Foto com 6 anos: Já em 2009 se previa que este menino (André Pires) daria um bom jogador 

Nota Final: Um bem haja a todos os que participaram nesta iniciativa, e que me fizeram reviver 30 anos dedicados ao desporto rei.   

Sem comentários: