terça-feira, 3 de setembro de 2013

Balanço parcial...

No último ano, este Blogue teve perto de 15 000 visitantes (disse visitantes, não visitas. No meu "contador", cada um que aqui vem, só conta uma vez/dia), numa média de 1 250/mês; e cerca de 50 visitantes por dia. No último mês por aqui passaram 1 350 visitantes; e nas últimas 24 horas 132 pessoas aqui vieram dar uma espreitadela. Se tivermos em conta que se trata de um Projecto pessoal, praticamente familiar, num meio social restrito, estes números deixam-me bastante satisfeito.

No último mês os Posts preferidos e mais vistos foram os seguintes:  

1º - A Peça que faltava (tema sobre a descoberta de um registo de nascimento de um antepassado da família Bugalhão, nascido em 1783: Teve 35% das preferências.

2º - Quando Burro cai é que se lhe deve dar as pancadas (tema sobre política local): Mereceu a preferência de 27% dos visitantes.

3º - Fim dos Piropos já (tema de crítica política nacional): Mereceu a preferência de 13%.

4º - Associativismo e Pseudo Associativismo (tema sobre política local): Mereceu a preferência de 13%.

5º - Coisas giras que vemos por aí (Tema sobre dança: o tango). Mereceu a preferência de 12%.

É ainda de referir que, no último mês, 80% destes visitantes, são oriundos de Portugal; mas 20% têm origem no estrangeiro com os Estados Unidos (8%), e o Brasil (3%) a ocuparem os lugares seguintes. Os restantes 9% vêm dos países europeus: Rússia, Alemanha, França, Reino Unido, Espanha, Sérvia e Holanda.

Este simples Blogue, e desde que aqui comecei a escrever com alguma regularidade, após ter deixado para trás o Projecto Fórum Marvão, tornou-se visita frequente de muitas pessoas: alguns amigos que sei que me lêem, mas também muita gente anónima, por esse mundo fora, que não conheço.

Sempre que a gente se põe a escrever em público, um dos objectivos, é que pelo menos alguém, além de nós próprios, nos leia, e que partilhe connosco algumas das ideias que nos movem. No meu caso particular, não me preocupo muito em agradar, ou em escrever aquilo que sei que a maioria das pessoas gosta de ler. Sem me considerar um intelectual, gosto pouco do popularucho e do banal (isso já temos o Correio da Manhã, as revistas cor-de-rosa, ou mesmo o Expresso, a nível nacional; ou a Fonte Nova e o Alto Alentejo ao nível local), no entanto não escondo que gosto de encontrar eco daquilo que escrevo.

Infelizmente, e talvez devido à conjuntura (os tempos não andam para grandes exposições públicas), nem sempre esse eco me chega. Independentemente de se estar de acordo ou em desacordo (da discussão de ideias e às vezes do contraditório, é que a sociedade em geral, e uma comunidade em particular, pode avançar), as pessoas preferem resguardar-se, ler e calar; não sabendo que com o silêncio, tal como sem os sonhos, o mundo não pula, nem avança. Os portugueses sempre foram pouco participativos, e ultimamente, estão pior. Apesar dos cerca de meia centena de visitantes diários que por aqui passam (como vêm senhores do Poder Executivo marvanense, não preciso do nome de Marvão para ter audiência) são poucos aqueles que se dignam a deixarem a sua opinião. Serão poucos, mas ainda vão sendo alguns.

 Lamentavelmente, não são assim tão poucos os que se me dirigem (sobretudo fora do concelho de Marvão), para me felicitaram, incentivarem a continuar, já que é através deste meio, que ainda vão conseguido saber alguma coisa da sua terra. Isto deveria envergonhar os autarcas marvanenses, por não usarem e/ou actualizarem frequentemente, os meios que eles próprios criaram, de que são exemplo os vários blogues e sítios do município. Alguns deles não são actualizados há anos, casos concretos da Documentação (actas) da AM e da Câmara. Para que servem afinal tantos vereadores, assessores, e técnicos? Será só para andarem a pagar “copos” para angariação de votos?

Por tudo isto, e porque o homem é um animal social, aqui continuarei postando. Um obrigado a todos os que visitam este espaço.

João Bugalhão

3 comentários:

Helena Barreta disse...

Eu é que agradeço a partilha. Mesmo não sendo alentejana tenho pelo Alto Alentejo e por Marvão em particular um encantamento que me faz sentir mais perto quando aqui venho. Gosto da "linha editorial" deste blogue.

Um abraço

zira disse...

o seu blog tem aquilo a que chamo de opiniões feitas em análise. Podemos não concordar com tudo, mas mesmo assim fica sempre a interrogação: Quem é que está certo?
Sabe por "as coisas" a limpo nos vários temas em que se abalança, desde a música à politica. Quem não gosta de ser assim esclarecido.? Por isso voltamos porque a "casa" cheira sempre " afruta da época".

João, disse...

Usando a sugestão da Alzira, por estes dias, vamos deixar a melancia, e vamos para a época das uvas...

Obrigado às duas pelas vossas opiniões...

joão