quinta-feira, 28 de maio de 2015

Dois em um: Fim de época...


Parte 1

Com um pouco de atraso aqui venho trazer notícias sobre o tal “um dia teria de acontecer...”. Penso que todos aqueles que acompanham estas minhas reflexões e desabafos que, tal título, se prendia com uma das minhas paixões de vida: O Futebol na sua essência.

Neste caso, em causa esteve, uma das poucas saídas do distrito de Portalegre do Projecto de Velhas Guardas do GDA, na sua deslocação a Leiria. Um compromisso assumido, do conhecimento de todos, há mais de 9 meses e que, chegado o dia, apenas estavam disponíveis 11 elementos, num total de 35 pessoas que compõem o grupo. Difícil para quem dá a cara por estas coisas (sobretudo o Mário Bugalhão nosso embaixador por essas bandas, e que muito tem feito para que este nosso projecto se mantenha de pé), que parecendo meros passatempos requerem, na minha modesta opinião, algum compromisso, implicação e seriedade. Por mim, e na minha maneira de ser, apenas assim consigo estar na vida.

Cada um terá a sua razão e justificação pessoal para se chegar a esta situação. Cada qual será dono e senhor da sua razão, respeito. Mas tenho alguma dificuldade em aceitar e até perceber que, coisas programadas com quase um ano de antecedência tenham estes desfechos. Pois não foi nem a primeira..., nem a décima vez que tal aconteceu em 6 anos de actividade. Certamente, uma prioridade individual para maioria daqueles que gostam de estar e participar nestas actividades. Mas é preciso alguma responsabilização e perceber que, alguém tem de planear, programar, dar a cara. E chegando a esta situação, diga-se, em abono da verdade: é lixado para quem está nos cornos do "touro"!

Felizmente que, no último sábado houve 4 camaradas, sem terem nada a ver com o grupo, responderam ao meu apelo e desabafo aqui postado (em menos de 24 horas), o que permitiu que pudéssemos cumprir esse nosso compromisso. Não posso por isso deixar de agradecer ao Paulo (Magafo), ao Morais, ao Nelson Nunes e ao Daniel Conchinha, pela vossa disponibilidade para que o GDA pudesse apresentar-se de forma digna na cidade do Lis. Em simultâneo agradecer aos restantes, que fazendo parte do grupo, lá estiveram a dar o seu contributo.

Na prática acabou por ser um dia (e noite) “extraordinário”. Desde a viagem, ao convívio, à forma como fomos recebidos, ao banquete com que nos presentearam os amigos do GRAP. E já agora e de realçar, a forma séria como nos apresentámos em campo para o jogo: humildes porque sabíamos as nossas limitações e fragilidades, companheirismo do 1º ao último minuto, respeito pelos adversários sem uma única quezília, discussão e luta por um resultado desportivo positivo até ao último minuto. Acabámos perdendo 2 -1, mas o GDA e o concelho de Marvão foram dignificados, e deixámos em Pousos admiração, e, convite para voltarmos no futuro. Da minha parte, e em nome do grupo, obrigado a todos.

Fica para memória futura o registo fotográfico dessa jornada:



Equipa do GDA. Em pé da esquerda para a direita: Mário Bugalhão, João Bugalhão, Nuno Macedo, Luís Barradas, António Bonacho, Nelson Nunes, Paulo Nunes, Ginja, Zé Vaz e Pedro Vaz.
Em baixo pela mesma ordem: Rui Canuto, Daniel Conchinha, Pedro Jesus, Barradinhas, Henrrique,  Artur, Morais e L. Reis.


A equipa do GRAP/Leiria



O esquema táctico:



Parte 2

Entretanto, e porque este jogo em Leiria já havia sido programado para o 9 de Maio, teremos já no próximo sábado dia 30 de Maio, um novo compromisso em SA das Areias, agora com os Amigos do Café Castro. O jogo está marcado para as 17.30 no Campo dos Outeiros.

Quero assim apelar a todos os que compõem este projecto, para que estejam presentes. E terminarmos em beleza mais uma época “futeboleira” e de convívio. Eu espero estar lá, se não existir qualquer acontecimento imprevisto de última hora.

Equipas do GDA e dos Amigos do Café Castro, num dos últimos convívios:



Sem comentários: