segunda-feira, 4 de maio de 2015

Coisas giras encontradas por aí...

SUSTENTABILIDADE: Um pouco de água fria na fervura!
por Fernando Bonito (retirado daqui)

Na qualidade de presidente da Mesa da Assembleia do GDA, dou os parabéns à direcção, equipa técnica e atletas, por esta vitória na Taça de Futsal da AFP, e que muita alegria e orgulho nos deram! Mas considero ter também, agora, a obrigação de recordar a história da última década do clube...

Há 10 anos também fomos campeões! No caso, da primeira divisão do campeonato distrital de futebol (de 11). E também, então, fiquei feliz e orgulhoso! Curiosamente, na passada sexta-feira, nas comemorações do dia do sócio, foi relembrada essa conquista e feita uma espécie de homenagem aos então envolvidos.

Acontece que essa conquista não foi feita com sustentabilidade e teve como consequência nunca mais entrarmos nesse campeonato e o clube ter ficado na falência, com uma dívida avultada a fornecedores...

Seguiram-se, depois, dois mandatos com dois grupos de sócios (diferentes dos agora homenageados), liderados por Dionísio Gordo, primeiro, e por João Bugalhão, depois, que reconquistaram o clube financeiramente, deixando condições para a actual direcção aspirar a outros objectivos e conquistas.

Ontem foi um dia grande para o GDA. No entanto recordo que, apesar de financeiramente estável, no último biénio as despesas do clube suplantaram as receitas, pelo que, tal como um sócio referiu na última Assembleia, urge inverter a situação para manter a sustentabilidade!

É que, provavelmente, com o actual nível de apoio camarário ao clube (um dos mais exíguos do distrito) não será possível a este manter todas as actividades dos últimos anos (camadas jovens de futebol, futsal sénior, camadas jovens de futsal e velhas guardas de futebol).

Pode ser que perante a jornada de ontem, com todo o executivo camarário (e assessorias) presente (!?), esses responsáveis percebam que só um maior apoio da câmara permitirá ao GDA continuar com este nível de actividade!

Entretanto, além de solicitar à direcção que se preocupe com a sustentabilidade financeira do clube, já agora solicito também que, se possível, no próximo sábado conquiste novo "caneco" para o GDA. Agora a supertaça distrital de futsal!

Saudações Arenenses



Comentário ao artigo
por Jorge Rosado (retirado do mesmo sítio)

Amigo Fernando Dias, esta tua intervenção é extremamente importante e actual no desempenho das tuas funções como presidente da AG do GDA. Recordo-me perfeitamente da gestão de há 10 Anos, e o que têm em comum, é apenas o título!

Como sócio reconheço o excelente trabalho feito pelas Direcções, primeiro do Dionísio Gordo e João Bugalhão pela coragem como assumiram a liderança do clube e conseguiram regularizar as contas do Clube (muito mérito), e, assim abrirem caminho ao enorme trabalho e "ginástica financeira" da actual Direcção que, diariamente, estes órgãos sociais dos últimos dois mandatos fazem para manter uma dinâmica constante na actividade do GDA: sei do que falo! Abdicar de estar com a família, trabalhar para uma causa, sem nada pedir em troca, merece no mínimo, o RECONHECIMENTO dos Sócios e da População evidentes no dia do Sócio e na Final de sábado e naturalmente do Município.

Amigos, formação é serviço público! Quantas equipas de futsal no Distrito têm formação? Em Abril de 2014 apresentei, então como Presidente do Centro Cultural de Marvão, uma proposta de alteração ao regulamento de Apoio ao Associativismo que previa isso mesmo: Bonificação por desempenho/performance;

Um Clube que aposta na formação, que tem técnicos qualificados, que consegue gerar uma mobilização nunca vista, é um Clube que merece o respeito e retorno da Autarquia;

Não chega medalhas de mérito e palmadinhas nas costas, é preciso actos: políticas que estimulem este trabalho quase profissional que está a ser feito. Faço votos para que, os responsáveis autárquicos, tenham tirado alguma ilação do que viram pela primeira vez (obrigados?) em Arronches!


É tempo de avaliar, rever as condições, para reformular objectivos e apoios.

Quanto à sustentabilidade, totalmente de acordo! Nunca poderá suceder o que sucedeu há 10 Anos!


Sem comentários: