domingo, 24 de março de 2013

Os papagaios e o crescimento económico


O que está a dar agora é falar de crescimento económico.

Não há papagaio da esquerda à direita que não nos venha encher a cabeça com esse slogan, como receita para todos os nossos males, e como se nos viessem dar uma grande novidade.

Ele é o crescimento, em oposição à austeridade; ele é o crescimento, para resolver o flagelo do desemprego; ele é crescimento para cá, ele é crescimento para lá...; Ele é o Cavaco, é o Seguro, o Marques Mendes, o Marcelo, agora até a clientela do CDS/PP, etc., etc..

Só que ninguém apresenta medidas concretas, como o conseguir. A não ser que tudo se resolveria com a substituição do Álvaro da economia. E quem sabe, dizem eles, com a dita, também, para o austero Gaspar.

Falam dele, a torto e a direito, e pronto. Como se de um deus se tratasse e caísse do céu aos trambolhões.

Só que cá para mim, isso do crescimento económico, numa economia aberta como a portuguesa, não se consegue apenas com medidas internas, por muito interessantes que sejam. Basta analisar o Gráfico que se apresenta em baixo, para um qualquer cidadão por muito analfabeto que seja em economia, verificar que o problema do crescimento económico não se resolverá apenas com medidas internas. E enquanto a Europa não crescer, bem podemos todos berrar à vontade, bater os pés e as mãos em simultâneo, que a coisa não vai lá... 

Se compararmos as linhas do crescimento económico na União Europeia e em Portugal, rapidamente concluiremos que elas são praticamente paralelas. A Europa cresce, Portugal acompanham (menos mas lá vamos); a União desce, e nós vamos atrás!

Só gostava de perguntar com seriedade, a esses papagaios falantes, a maioria da maior incompetência quando tiveram responsabilidades governativas, como se pode operar esse milagre.

Com uma Europa em recessão, como se pode operar o crescimento económico em Portugal. Alguém tem a fórmula? Que se chegue à frente, e que a ponha em prática!   




Legenda -  Linha Verde: UE; Linha Azul: Portugal

1 comentário:

Anónimo disse...

Aqui em Londres nao se nota a influencia do Gaspar.