quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Pensem nisso antes aceitarem tudo...

(Adaptado do célebre poema de Bertolt Brecht (?))

 

Primeiro deixaram de comparticipar nos testes de diagnóstico à covid 19 para não vacinados!

  - Acho bem, vacinem-se, seus prevaricadores à saúde pública;

 

Depois deixaram de financiar os tratamentos aos doentes de SIDA e Hepatites infecciosas!

- Acho bem, quem os manda andar metidos nas drogas e outras promiscuidades;

 De seguida foram os abortos e afins!

- Acho bem, com tantos meios anticoncepcionais, quem as manda ser descuidadas;

 Também acabaram com o financiamento para tratamento do cancro do pulmão para fumadores!

- Até aplaudi, acabem com esse vício de merda (como dizia a minha mãe) se têm dinheiro para o tabaco, que tenham também para o tratamento das doenças que ele provoca;

 As comparticipações no tratamentos das pílulas da felicidade (antidepressivos e afins) e para dormir também estão na lista e espera-se que terminem no próximo mês!

- Não me importei, que deprimam à vontade e, olhem, vejam televisão até às 5 da matina, ou vão passear para a rua que descontrai;

 Ouvi dizer que também vão deixar de financiar os acidentados de trânsito, sobretudo aqueles em que se provar que não cumpriam escrupulosamente as regras de trânsito!

- Logo, pensei, ainda bem. A comunidade não tem de pagar consequências de bebedeiras e velocidade loucas!

 Na lista estão ainda todas as doenças do aparelho digestivo, sobretudo, todos os tipos de cancro, que dizem os médicos que têm a ver com o consumo de carne e bebidas alcoólicas!

- Também concordei. Comam ervas e bebam água, que os burros também o fazem e andam valentes e, contribuam para preservar o planeta que bem necessitado está;

 A última, e que afecta quase 15% da população (em Portugal 1,5 milhões de pessoas) é a poupança de tratamentos com os diabéticos!

- E eu? Até que enfim, quem os manda ser gordos e comer que nem brutos e não quererem mexer o cu dos sofás. Paguem a gula e a preguiça, pois então!

 Agora, um qualquer achaque, tocou-me a mim, dizem-me que o SNS universal e semi gratuito acabou, finou-se. Dizem que a maior parte das doenças são evitáveis desde que mudem de estilos de vida.

- Quem me acode!                                                                                Pois, possivelmente, ninguém. Eu também não lhes acudi quando precisaram...



Uma das muitas versões sobre o poema 

Sem comentários: