quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Contas à moda do Costa, ou como se diz que a dívida pública diminuiu...


Em 1995 o Zé devia 50 paus de várias dívidas que fez ao longo de alguns anos.

O seu filho António, então adolescente, pediu aos amigos mais 50 paus para comprar uma bicicleta; o filho Zé Pequeno, que pensava em grande, pediu aos primos mais 110 paus para comprar uma "motorizada"; pelo meio, os seus herdeiros, Zé MRPP e Pedro o terrível, foram às gajas e abrasaram em lingerie (tangas) mais 40 paus que pediram a uma tia. Ao longo destes anos o Zé só conseguiu amortizar 50 paus de um anel que vendeu.

O Zé, entre o que à família pediu e o que conseguiu pagar, devem agora 200 paus aos credores.

Por essa altura, em 2011, a família e os amigos do Zé juntaram-se numa jantarada e puseram-se a pensar: "... este Zé deve-nos uma pipa de massa, entre ele e o s filhos já nos devem 200 paus. Ele ao longo dum ano só ganha, no máximo, 170 paus! Está falido e f (o)... Não lhe emprestamos mais guita e, ponto final".

Mas o Zé ainda tinha um trunfo: a sua filha “doce” de nome Petra. Um amor de rapariga, diga-se em abono da verdade. Através dos seus dotes conseguiu sacar, a um amante estrangeiro, mais 50 paus ao longo de 4 anos. Destes 50, o Zé agarrou em 20 e distribuiu pelos amigos, primos e restante família (diga-se o amante da filha). Mas a sacana da dívida, essa maganona, não parava de aumentar..., já ia nos 230 paus..., e mais uns pozinhos.

O Zé não sabia o que fazer e estávamos no ano de 2016. 

Eis que aparece o mágico Tó (contabilista de fama) que lhe afiançou que lhe iria resolver o problema. A primeira medida foi aumentar a mesada aos rapazes (filhos) que tão bem se tinham portado ao longo deste quase quarto de século!

Passados 3 anos, o Zé, anda todo inchado: conseguiu que um amigo incógnito lhe emprestasse mais 40 paus, a juros ao preço da uva mijona. Com esses, amortizou logo 20 paus ao sacana do amante de sua filha, a descartada Petra, e anda aí todo contente, a dizer que praticamente já nada deve ao magano.

Claro que a divida total do Zé diminuiu!! A matemática é que nunca foi uma ciência. E muito menos exacta!

50 + (50 + 110 + 40) – 50 + (50 – 20) + (40 – 20) = ???

Ó Costa, chama o Mário, e anda lá dizer quanto dá esta operação...

Sem comentários: