Um pequeno sonho tornado realidade, aconteceu sábado dia 16/7, na Portagem, graças à Sandra, que em boa hora teve a ideia da iniciativa.
Neste Encontro estiveram “presentes” 6 gerações, com o denominador comum José Bugalhão e Teresa Raposo, possivelmente nascidos por volta de 1850, no concelho de Marvão.

(... o descoberto! Não o início)
A 2ª geração foi composta pelos seus 4 filhos: Francisco, Joaquina, Teresa e João, já falecidos. Sendo o último a falecer o João, possivelmente em 1969.
Do conhecido da 3ª geração deste clã, chegaram a gente, cerca de 22 Descendentes:
- 8 do Francisco: Joaquina, Genoveva da Conceição, Maria José, Manuel, Maria “Júlia”, Emília, Luísa e Vicência.
- 1 da Joaquina: Teresa
- 5 da Teresa: Dionísio, Conceição, João, “Xica”, Álvaro
- 8 do João: Joaquina, Mª. Catarina, José, Mª Antónia, Francisco, Joaquim, João e Júlia.
No entanto, estiveram apenas presentes descendentes do Francisco e do João, já que os descendentes das duas “infantas”, ao perderam o apelido em favor do dos seus companheiros, não se fizeram representar.
Presentes neste I Encontro estiveram ainda 7 membros desta geração, com o mais velho Francisco, e actual patriarca, a contar a bonita idade de 92 anos.
( 3ª Geração: Júlia, João, Joaquim, Francisco, Luisa, Mª Júlia e Emília)
(O Patriarca Francisco, 92 anos)
As restantes 3 gerações, cerca de 70 “bugas”, foram os filhos, netos e bisnetos desta 3ª geração; com a mais nova com 2 anos a fazer de José Bugalhão seu tetravô.
(O Patriarca Francisco com a sobrinha bisneta de 2 anitos)
E assim, cerca de 80 pessoas, a maior parte sem nunca se terem visto, mas que partilham em comum o apelido Bugalhão (certamente exclusivo desta família em Portugal), conviveram durante cerca de 10 horas.

(Ena tantos bugas!)

(... estes também são)
Claro que com facilidade se poderia chegar à centena de membros, ou mais, já que foi a primeira tentativa, e espera-se que para o ano se realize o II Encontro. Para já ficou de o organizar o Luís, possivelmente na mesma altura, 3º Sábado de Julho.

(Luís, o organizador do próximo Encontro)
Foi ainda possível apurar que certamente haverá outros “ramos do clã”, pois ao que parece José Bugalhão teria outros irmãos, que ficam para investigar em iniciativas futuras.
Uma outra evidência deste Encontro, que era algo que eu já suspeitava, é o perigo que corre o apelido, já que dos presentes, apenas foram encontrados “2 infantes”, que poderão no futuro, dar continuidade à denominação “bugalhão”...
(Os 2 pequenos grandes responsáveis pela continuação do apelido "bugalhão")
Galeria de Fotos:
(Sandra grande responsável por este I Encontro da Família Bugalhão)
(3 Gerações em busca das raizes: Mª Júlia, João, Luis e Diana)
(Mário assume a escrita)
(Tó Zé apresenta o Patriarca: seu pai)
(3 gerações de "bugas" bonitas)
(Este é que é o buga "escritor"?)
(Óh primos, parece que estamos no Pego Ferreiro há 70 anos atrás!)

(A inconfundível Teresa: "Deixem-me falar porra...")
(Óh João, se o primo Manel não nos tivesse "deixado", ainda iamos levar uma carguita de café ali à Fontanheira...)
(Porque é que o meu pai Francisco foi para Tomar? Isto aqui é tão bonito!)
(Óh ti Júlia como era a quadra da "avó" Teresa para os netos? "Ai Piruli, piruli, pirulé/ai piruli, piruli, pirulé/se não queres vinho, nem aguardente/bebes café...)
(Pai Joaquim e filho Rui)
(Óh Clara, não há dúvida, a minha prima Vicência teve uma filha muito bonita)
(Os representantes "buga" dos Galegos...)

(Ao tempo que a gente não se via primo João Maria...)
(João José e Francisco:sobrinho e tio)
(As descendentes de Teresa e José Bugalhão sempre em destaque)
("... que bem fala o meu primo João! Porque terá deixado a política?)
(Representantes de Tomar e da Beirã posam para a foto)
(Luís Buga: "Se isto fosse uma "corte", às tantas eu era o rei?)
(As manas: Júlia. Emília e Luisa)

(As representantes da Ponte Velha: Mª Teresa, Fernanda e Diana)