sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Avaliação de 4 anos da Geringonça (6)



Como se "compram" votos ou como quem está no governo ganha eleições

Num destes dias fiquei estarrecido. Um meu familiar, que trabalha na Administração Pública, que considero pessoa politicamente coerente e que habitualmente vota no PSD, disse-me com a maior das calmas e descontracção:
- Eu vou votar no Costa.

- Votar no Costa? Perguntei eu surpreendido, mas porquê?
A resposta foi curta e objectiva:
- Porque ele me deu menos uma hora de trabalho por dia e isso dá-me bastante jeito.
Não respondi. Não concordava, mas não valeria a pena resposta. Antes fazer uma reflexão sobre o que se tornou a democracia portuguesa:  


Como escrevi no artigo anterior, no final de 2015 quando terminou a legislatura anterior do governo de Passos Coelho, na Administração Pública (cerca de 660 000 trabalhadores), trabalhava-se cerca de 26,5 milhões de horas por semana, ou seja, cerca de 1 378 milhões de horas/ano. Por esse trabalho os contribuintes portugueses pagaram, nesse mesmo ano, 20 316 milhões de euros. Quer isto dizer que, em 2015, cada hora de trabalho na Administração Pública, custou aos contribuintes aproximadamente 14,7 euros;

Em 2019, estima-se que, os 690 000 trabalhadores da Administração Pública (mais 30 000 que em 2015), trabalhem apenas 24,1 milhões de horas/semana, ou sejam cerca de 1 253 milhões de horas durante o ano de 2019. Por essas horas de trabalho os contribuintes pagarão cerca de 22 000 mil milhões de euros (talvez um pouco mais). Quer isto dizer que em 2019, cada hora de trabalho irá custar cerca de 17,6 euros.
Resumindo, em 2019 os contribuintes portugueses, pagarão em média, mais 3 euros por hora de trabalho na Administração Pública do que em 2015. Quase mais 20% no valor hora.

Melhorou a qualidade dos serviços prestados na Administração Pública Portuguesa? Respondam domingo os eleitores...

Percebe-se assim, como aos governos é fácil ganhar eleições, ao beneficiar, desta forma, um universo de cerca de 700 mil votantes. Mas com o dinheiro dos contribuintes...

Sem comentários: